Publicado por em 25/03/2014Pouco sal, mais vida

Pouco sal, mais vida

O consumo exagerado de alimentos industrializados colabora na subida da pressão

No corpo humano, o sódio auxilia as células no transporte de nutrientes, na condução de impulsos elétricos nervosos e em outras funções essenciais à sobrevivência. O problema deste macronutriente está na sua alta concentração, principalmente no sal ou em alimentos industrializados, como enlatados, defumados, refrigerantes e outros em conserva – e seu excesso pode ser muito prejudicial à saúde. 
Segundo o Guia Alimentar para População Brasileira (2008), o consumo máximo diário de sódio não deve ultrapassar dois mil miligramas (equivalente a cinco gramas de sal, ou uma colher de chá). 
“O ser humano precisa de 300 mg a 500 mg de sódio por dia. Em trabalhos mais exaustivos, ele é perdido pela transpiração (suor), mas isso não significa ingerir além do limite de 2.000 mg por dia”, comenta o nutricionista Caique Turano. 
Assim, o consumo de sal na comida, ou de alimentos industrializados, deve ser controlado na ponta do lápis, somando as quantidades de sódio dos alimentos.
Um copo (200 ml) de leite semidesnatado longa vida, por exemplo, terá 130 mg de sódio – a mesma quantidade encontrada em uma colher de sopa de maionese. 
Uma lata de refrigerantes tem, no mínimo, 50 mg de sódio. Já o pacote de salgadinhos tem em média 800 mg – quase a metade do que pode ser consumido num dia.
Para saber a quantidade de sódio existente em cada alimento industrializado, basta olhar informações nutricionais na embalagem. 
“A carência de sódio pode causar sintomas como dores de cabeça, náusea, vômito, câimbras musculares e fadiga. Já o consumo em excesso (acima de 2.400 mg) gera hipertensão arterial (pressão alta), acidente vascular cerebral (derrames) e câncer de estômago”, alerta Turano.
O sódio também é encontrado na maioria dos alimentos naturais, porém, em baixas quantidades. Nos industrializados, é utilizado como meio de conservação dos alimentos, e por isso é adicionado em excesso.

Compartilhe esta matéria
1075

Mais lidas

Veja também

X