Publicado em 20/05/2014Sebrae oferece consultoria empresarial a novos negócios

Sebrae oferece consultoria empresarial a novos negócios

Programa dá consultas, analisa o perfil da empresa e ensina gestão, para ideia não morrer

O Programa Próprio, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), cumpre a função de não deixar boas ideias morrerem. Em todo o Brasil, dá consultoria empresarial para quem abriu novos negócios, para melhor planejar um futuro viável e próspero, com assessoria, análises de perfil profissional e conhecimentos de gestão. Uma carga horária de 16 horas é dividida em cinco encontros semanais. Nas reuniões, são apresentados informações, técnicas e procedimentos de planejamento.

O primeiro módulo ensina sobre a importância de planejar, fazer pesquisa de mercado, e investiga se o candidato tem perfil para o negócio que quer desenvolver.  O segundo módulo, de quatro horas, aborda gestão e organização dos negócios. Um terceiro, da mesma duração, ensina a definir público-alvo e suas necessidades de consumo; prever custos para iniciar o empreendimento e viabilização futura da empresa.

Leia mais:

Perfil das pequenas empresas

Nasce um empresário

O quarto módulo, por fim, tira toda a teoria do papel, e faz o empresário pôr as mãos na massa. São calculados investimento inicial, volume de capital de giro, despesas com maquinário, o preço de venda de cada produto (relativo aos seus custos), além de fazer estudo de despesas fixas (aluguel, telefone, salários, energia e água, contador) e distribuição de lucros.  “Queremos com isso evitar a mortalidade de novas empresas. Hoje cerca de 30% delas encerram suas atividades em até dois anos, e 50% em até cinco anos”, justifica o consultor do Sebrae-SP,  Ricardo Curado.

Na última etapa do programa, uma consultoria empresarial individual avalia os números levantados, e aconselha quanto à sua coerência, apontando se há consistência suficiente para efetivo rendimento do negócio. Para participar do Programa Próprio, basta ligar 0800-5700800 e agendar o curso na unidade Sebrae mais próxima. Grátis.

Foto: Alexandre Carvalho/ A2 Fotografia

Além de oferecer serviço de qualidade, é importante manter o visual da loja sempre atrativo.

Botão Site

Compartilhe esta matéria

Veja também

X