Publicado em 10/03/2013Roberto Halfin fala sobre mudança no perfil do consumidor

Roberto Halfin fala sobre mudança no perfil do consumidor

Professor e consultor de marketing explica porque o perfil do consumidor brasileiro mudou

O novo consumidor brasileiro exige respeito aos seus desejos e expectativas, principalmente na hora de realizar o sonho de reformar ou construir. Confira as dicas do professor e consultor de marketing Roberto Halfin, especialista entrevistado pelo Mapa da Obra, dá sobre essa mudança no perfil do consumidor.

Mapa da Obra: O perfil do consumidor brasileiro mudou?
Roberto Halfin: Podemos dizer que o consumidor está em constante processo de aprendizado. Mais do que produtos, hoje o consumidor compra promessas. Ou seja, ele gera expectativas em relação ao que irá receber quando assiste a alguma propaganda ou tem acesso a um novo produto ou serviço. E com certeza cobrará por isso. Isso significa que o desafio é descobrir quais são suas expectativas. As pesquisas de mercado, por exemplo, passaram a buscar a identificação de estratégias de marketing que atendam às expectativas do consumidor; e não mais o comportamento, o estilo de vida do cliente.

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Mapa da Obra: O consumidor está mais exigente?
RH: Todos nós somos exigentes e criteriosos com nossos desejos. Respeitar essa regra básica é fundamental para qualquer empresa ter sucesso no mercado. Uma venda que desrespeite o consumidor é o primeiro passo para ter um formador de opinião negativo porque, cedo ou tarde, ele perceberá que foi enganado.

Mapa da Obra: Qual sua principal dica para o vendedor cativar esse consumidor?
RH: Mudando a atitude. O vendedor nunca deve perguntar se pode ajudar. Ajude. Como? Prestando atenção. Se um consumidor entrou em uma loja significa que ele busca algo. Tente identificar apenas com o olhar o que ele busca. O que ele está olhando, procurando. E responda dando alternativas e soluções. Se caso o produto não estiver disponível, não deixe que o cliente saia sem deixar um contato. Com isso, o vendedor poderá avisá-lo sobre a chegada do produto ou informá-lo sobre lançamentos e promoções. Não se trata apenas de uma venda e sim da conquista de um novo cliente. E o vendedor deve ir atrás desse desafio.

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