Publicado em 14/05/2013Rigor no Desempenho de Edificações Habitacionais

Rigor no Desempenho de Edificações Habitacionais

Norma técnica traz novos requisitos de segurança, habitabilidade sustentabilidade

A ABNT NBR 15575/2013 – norma de Desempenho de Edificações Habitacionais, publicada em fevereiro, estabelece requisitos e critérios que definem a qualidade do imóvel por características que apontam para sua segurança, habitabilidade e sustentabilidade. Na avaliação da engenheira e consultora Maria Angelica Covelo Silva, diretora da NGI Consultoria, a revisão da norma “trouxe mais rigor a alguns itens, amenizou outros e agregou alguns novos critérios”. A redação atual também esclarece requisitos da norma anterior.

Uma das principais mudanças, segundo a especialista, foi a elevação do tempo mínimo de vida útil da edificação, de 40 para 50 anos; houve ainda um incremento dos requisitos de desempenho acústico para fachadas, a partir de critérios quantitativos e de acordo com o nível de ruído existente no local do empreendimento, além de exigências de segurança contra incêndio.

Leia também: Vidro insulado pode ser solução para conforto termoacústico

A norma trabalha com um conjunto de treze requisitos que se desdobram em critérios específicos, agrupados em segurança (estrutural, contra incêndio, uso e operação predial), habitabilidade (desempenhos acústico, térmico e luminoso, estanqueidade, funcionalidade e acessibilidade, conforto tátil e antropodinâmico, saúde e higiene e qualidade do ar) e sustentabilidade (durabilidade, condições de manutenção e adequação ambiental).

Desempenho de Edificações Habitacionais: onde consultar?

A ABNT NBR 15575/2013 pode ser consultada no Guia Orientativo lançado pela Câmara Brasileira da Indústria (CBIC), que traz resumos, comentários e recomendações aos coordenadores de obras e de projetos, técnicos, engenheiros, arquitetos e estudantes. O material está disponível para download no site da instituição.

Norma de Desempenho NBR 15575 modifica conceitos de projeto e construção de edificações

Botão Site

 

 

Compartilhe esta matéria

Veja também

X