Publicado em 07/04/2015

Residência B+B, MK27

Elementos vazados de concreto exibem geometria criativa, com design de Fernanda Neiva

O grande destaque da arquitetura da Casa B+B está logo no acesso à área social, pela porta da frente: um percurso por rampa aberta, localizada na porção leste do terreno, fica protegido por elementos vazados de concreto que, ao receberem o sol da tarde, criam surpreendentes efeitos de luz – além de funcionar como proteção contra ventos e chuvas. Os blocos vazados de concreto, ou cobogós, foram desenhados por Fernanda Neiva, da Galeria Arquitetos, especialmente para o projeto do escritório MK27 – grupo que leva nome do premiado arquiteto Marcio Kogan.

O corredor de passagem se coloca entre o interior protegido da construção e um jardim descoberto, com paisagismo de Renata Tilli. Longa e suave, a rampa prolonga a transição entre exterior e interior. Quem caminha por ela, sente a mudança de ambiente – uma solução muita usada por arquitetos modernistas, como Niemeyer.

“Não dá para saber se a rampa é ambiente interno ou externo”, explica Kogan. Os próprios elementos vazados também são referência à arquitetura modernista, muito empregados no Brasil a partir dos anos de 1930, por se adequarem ao clima tropical: permitem sombrear áreas internas, sem impedir a ventilação fresca e natural.

Concreto no MK27

O uso do concreto, no entanto, não para por aí: paredes e forros exibem acabamento no material bruto, da mesma forma que vigas e pilares aparentes. A madeira, também aplicada em seu estado bruto, confere um aspecto vivo à residência, em constante transformação pelo tempo. A área social da casa é acolhedora e muito confortável. Espaço aberto, sem interferência de elementos estruturais, a organização do layout para móveis é livre. Uma porta deslizante de 3,5 m permite que a cozinha seja totalmente integrada à sala de jantar.

Na cozinha, iluminada e de agradável permanência, a bancada para preparar alimentos fica diante de uma janela que mira a rampa, recebendo a luz filtrada pelos elementos vazados. Os quartos estão no primeiro andar – em direta relação com o jardim. Elementos de madeira (brises) na sua fachada possibilitam controle do sol e conforto térmico – tudo para que a B+B seja um espaço mais acolhedor e intimista, tanto em suas áreas íntimas, quanto nas de recepção.
Acompanhe na galeria de fotos!

A maioria das pessoas nem cogita a possibilidade de um caminhão betoneira atender pequenas obras. Será que estão certas?Botão Site
Compartilhe esta matéria

Veja também

X