Publicado em 05/03/2013Reforma da cozinha

Reforma da cozinha

Com uma dose de criatividade e planejamento, é possível transformar sua cozinha pequena em um lugar aconchegante

Nas grandes cidades, os apartamentos ficam cada vez mais compactos e funcionais. E o ambiente que mais perde nessa luta por espaço é a cozinha. Mesmo na vida corrida das metrópoles, muitas pessoas sentem falta de um espaço confortável para exercitar suas habilidades gastronômicas, para os momentos de refeição ou para receber familiares e amigos. A reforma da cozinha pode ser uma boa opção.

Com um pouco de criatividade, esses minúsculos espaços podem se transformar em lugares aconchegantes. Mas a reforma exige certos cuidados.

Dicas do engenheiro Marcus Mateos, da empresa Quattro Construção Civil, para reforma da cozinha: 

Escolha do revestimento: as peças mais usadas são as de porcelanato, de resistência superior, ou de faces lisas, que facilitam a limpeza e, em cores claras e tamanhos grandes, dão sensação de amplitude ao ambiente, porque os limites de rejunte são menos visíveis. Escolha sempre pisos que indiquem o número de PEI, índice que mostra a resistência à abrasão. Quanto maior o PEI, maior a resistência.

O processo equivale a cerca de 1% do custo total da obra, enquanto reparos em impermeabilização de má qualidade podem chegar a mais de 10%.Para garantir um bom resultado, é necessário respeitar os processos construtivos e os testes de estanqueamento exigidos por normas técnicas, usar produtos de qualidade reconhecida no mercado, como o Hydro Ban, da Votorantim Cimentos, e mão de obra especializada.

Rejuntamento: o bom rejunte depende da qualidade de aplicação e do material utilizado.
Hoje existem rejuntes específicos para cada piso e com diversas flexibilidades. Um rejunte que permite um acabamento de melhor qualidade é o material à base de Epoxi, como o SpectraLock Pro, da Votorantim Cimentos.

Argamassa: utilize a argamassa Votomassa específica para cada espaço, interno ou externo, e para cada tipo de material usado, como pastilha de vidro, porcelanato e outros. Veja mais sobre a aplicação de cada produto.

Liga para Massa é um plastificante que veio para fazer parte da família Itaú, ao lado da Cal Hidratada e da Cal de Pintura. Saiba mais sobre o produto.

Botão Site

 

Compartilhe esta matéria

Veja também

X