Publicado em 26/07/2019Capacitação: como qualificar a equipe de loja
Os funcionários são uma parte fundamental para fazer com que o estabelecimento tenha sucesso nos negócios Créditos: Shutterstock

Capacitação: como qualificar a equipe de loja

O papel da gestão na loja de materiais de construção passa também pela capacitação

A capacitação na construção civil é um dos fatores que tem ganhado destaque tanto em eventos voltados  para o setor como também para pequenos lojistas do varejo. Os funcionários são uma parte fundamental para fazer com que o estabelecimento tenha sucesso nos negócios e o papel  da gestão na loja de materiais de construção passa também  pela capacitação do funcionário, para que assim, ele possa se desenvolver como profissional. Para Reinaldo Monteiro, gerente comercial da Silva e Silva Comércio de materiais “A capacitação para quem trabalha com vendas é muito importante por que se você conhece o produto você vende e se o vendedor não conhece e têm dúvidas ele acaba oferecendo outro produto para fugir das informações que possivelmente serão exigidas dele”, destaca. Além do nível de preparo do funcionário, é preciso levar  outros fatores como pró-atividade, habilidade de relacionamento interpessoal e carisma, além de algum conhecimento com relação aos produtos comercializados na loja também fazem toda a diferença. Entre as principais informações que devem estar contidas no treinamento de vendas para a capacitação do profissional, podemos citar:

 

  • Entender o funcionamento e objetivos da loja;

 

  • Realizar coleta de dados e pesquisa de concorrência;

 

  • Entender o perfil e necessidades do público-alvo;

 

  • Aplicar técnicas de comunicação e marketing;

 

  • Realizar o planejamento da rotina de trabalho;

 

  • Conhecer os detalhes sobre serviços e produtos oferecidos;

 

  • Oferecer treinamento de atendimento e pós-venda para a equipe;

 

 

Outra forma de avaliar o nível de capacitação dos funcionários é através de pesquisas utilizando métodos qualitativos e quantitativos para assim avaliar o nível de capacitação do funcionário para encontrar pontos a serem trabalhados de uma melhor forma, além de promover ações e melhorias que gerem benefícios tanto para o lojista quanto para o funcionário.

 

Treinamento e formação técnica

 

Além disso, também deve-se dar uma atenção especial ao treinamento de  vendas que deve ser realizado durante a própria carga horária de trabalho  do funcionário, até para que seja implementadas dicas para serem exercidas na prática e assim o fixar melhor o aprendizado. Para Eduardo Terra, Presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo – SBVC oferecer incentivos e benefícios tais como descontos em cursos, faculdades e universidades também ajuda na retenção de talentos e de profissionais capacitados na loja, o que reflete significativamente e positivamente nos resultados a médio e longo prazo. A formação técnica é só uma parte do processo, você tem que contratar bem, orientar as pessoas, ter bons processos e daí sim ter uma boa formação e garantir que elas estejam motivadas, bem remuneradas e engajadas, esse é o ciclo para que você possa ter um bom time e consequentemente um bom atendimento. “Qualificação é fundamental, mas não adianta também contratar uma pessoa com o perfil errado e as qualificações erradas e achar que a formação técnica irá resolver”, finaliza.

 

Confira algumas dicas para melhorar o atendimento na loja de materiais de construção:

https://www.mapadaobra.com.br/gestao/venda-de-materiais-de-construcao/

 

 

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