Publicado em 25/07/2017Conheça o Programa de Compliance da Votorantim Cimentos
As ações relativas ao programa são realizadas pela área de negócio, com o suporte e supervisão da área de Compliance

Conheça o Programa de Compliance da Votorantim Cimentos

A importância dos ensaios de resistência do concreto da companhia possui 7 pilares básicos para direcionar a conduta de todos os funcionários, independentemente da hierarquia

A Votorantim se preocupa com a gestão dos negócios de maneira íntegra e transparente, buscando sempre altos padrões éticos. Por isso, desde 2013, a empresa mantém o Programa de Compliance, destinado às aplicações das funções mínimas de compliance, ao mesmo tempo em que define os principais temas acompanhados pela área.

As ações relativas ao programa são realizadas pela área de negócio, com o suporte e supervisão da área de Compliance. Essa área atua muito próxima de Jurídico, Controles Internos, DHO, Gestão de Riscos, Auditoria Interna e Ouvidoria.

A companhia possui uma conduta empresarial responsável, garantindo a sustentabilidade dos negócios, amparada nos valores de solidez, ética, respeito, empreendedorismo e união. Essas diretrizes permeiam todas ações, decisões, controles internos e relacionamentos com seus stakeholders.

Com base nos valores, nas crenças e no Código de Conduta, que definem os elementos essenciais que devem estar presentes nas relações das empresas e a integração de seus empregados com diferentes públicos, desde 2013 é mantido o Programa de Compliance.

O Programa de Compliance é baseado em 7 pilares

  1. Leis e Regulamentos
  2. Licenças, Autorizações e Certificações
  3. Contratos e Acordos
  4. Relatórios Externos
  5. Defesa da Concorrência/Antitruste
  6. Prevenção a Perdas e Fraudes
  7. Prevenção à Corrupção

Nesse programa, o pilar de Anticorrupção  permanece consolidando o comprometimento com a constante busca por melhores práticas, incentivando o combate à corrupção e aos danos causados por ela nas esferas política, econômica e social.

O objetivo do programa é disseminar entre todos os clientes, funcionários, acionistas, fornecedores, poder público, mídia, comunidade e sociedade em geral, a amplitude e a relevância dos direitos e deveres do tema, garantindo que a sua eficácia resulte na gestão de riscos e em proteção e preservação de valor para as empresas.

A Votorantim incentiva o relato de qualquer suspeita de atos ilícitos e, desde 2006, mantém a Linha Ética como canal à disposição de todos os empregados. Ela assegura uma forma de realizar denúncias de maneira confidencial e anônima.

Todos os relatos são apurados e direcionados de acordo com as políticas internas, normas e regulamentos, além da legislação vigente. Os programas e as políticas da Votorantim seguem em evolução constante, sedimentando suas boas práticas e se adaptando às novas realidades.

Os  pilares do Programa de Compliance norteiam os esforços na busca pela conformidade. Eles representam temas importantes para a organização e recebem a atenção especial dos líderes da Votorantim, que devem orientar suas equipes para garantir:

  • O cumprimento de Leis e Regulamentos e dos compromissos assumidos nos Contratos e Acordos assinados;
  • A obtenção das Licenças, Autorizações e Certificações necessárias para as operações;
  • A qualidade e veracidade de todos os Relatórios Externos emitidos;
  • O compromisso de toda a Votorantim com a Defesa da Concorrência/Antitruste, a Prevenção a Fraudes e à Corrupção.

“Nossa cultura sempre foi baseada na ética, e nossos valores e crenças refletem o compromisso de todos que fazem parte da Votorantim de agir sempre em concordância com a lei, as normas internas e a conduta esperada de todos nós”, afirma Marcela Lopes Siqueira, Diretora de Compliance da Votorantim Cimentos.

 

A Votorantim acredita que um bom sistema de gestão em todos os níveis é o segredo para se manter em compliance. Falando nisso, você sabe quais são as melhores práticas para a gestão de obras de infraestrutura?

 

Compartilhe esta matéria

Veja também

X