Publicado em 21/06/2016Primeira fábrica da Votorantim Cimentos comemora 80 anos
A fábrica foi inaugurada em 1936 e trouxe desenvolvimento para a cidade de Santa Helena

Primeira fábrica da Votorantim Cimentos comemora 80 anos

Com capacidade de produzir 2 milhões de toneladas de cimento por ano, a Unidade Santa Helena tem importância histórica e econômica para a região

A unidade de Santa Helena, primeira fábrica da Votorantim Cimentos, comemora 80 anos de operação neste mês. A unidade, que iniciou as atividades com capacidade de produzir um pouco mais de 800 mil toneladas de cimento anuais, hoje pode fabricar até 2 milhões de toneladas do insumo por ano. A planta já recebeu R$ 8.4 milhões em investimentos nos últimos três anos para modernização de sua operação e gera atualmente 409 empregos diretos e indiretos.

Em 1936, o conhecimento do engenheiro de minas José Ermírio de Moraes sobre o potencial das jazidas de calcário localizadas na região de Sorocaba/SP, levou à aquisição de um forno com capacidade de produção de 250 toneladas de cimento por dia e alguns novos equipamentos. Com isso, iniciava-se a fabricação do cimento da marca ‘Votoran’ na fábrica de Santa Helena.

A inauguração da planta trouxe a participação da empresa na remodelação de uma grande obra: o Viaduto do Chá, que é um marco do Centro de São Paulo. A presença da Votorantim Cimentos na região também foi decisiva para contribuir com a emancipação da cidade. No ano de 1890 foi desenvolvida uma área industrial do município de Sorocaba.

Com investimentos permanentes em sua modernização e expansão, em 2014 a primeira fábrica da Votorantim ampliou sua capacidade produtiva para 2 milhões de toneladas de cimento por ano em virtude da instalação de uma nova moagem. Essa medida foi tomada, principalmente, para atender aos setores imobiliários, industriais e de infraestrutura, com destaque para a região metropolitana de São Paulo e para o Vale do Paraíba.

Além da importância histórica, a fábrica de Santa Helena é uma unidade estratégica para a Votorantim Cimentos. “A geração de empregos diretos e indiretos e a contribuição de Santa Helena para o desenvolvimento da cadeia industrial e da construção de São Paulo fazem com que a história da região também contemple a história da própria Votorantim Cimentos, uma história perpetuada de geração em geração”, pontua Marcelo Monteiro Silva, gerente geral da unidade.

A história da primeira fábrica da Votorantim também pode ser contata por muitos dos funcionários que cresceram junto com ela, como é o caso de José Araujo, responsável por testes de resistência do cimento, que trabalha na empresa há 39 anos.

“A inovação sempre esteve presente na unidade Santa Helena. Tive oportunidade de trabalhar com o primeiro computador no laboratório e, na época, foi um grande avanço para área”, lembra. “Entrei na empresa com 22 anos de idade, na época meu pai e dois irmãos mais velhos também trabalharam aqui. Pude contemplar a evolução da operação, que antes era manual e hoje é tudo muito moderno”, explica Araújo.

Desenvolvimento sustentável da primeira fábrica da Votorantim 

Desde a década de 30, quando foi instalada, Santa Helena tornou-se referência na região, contribuindo com o desenvolvimento da cidade, além da geração de emprego e arrecadação tributária.

Além disso, a primeira fábrica da Votorantim sempre investiu em projetos socioambientais, seguindo as diretrizes de sustentabilidade da companhia, que incentivam o protagonismo da comunidade local e preservação do meio ambiente. Nesses 3 anos, o aporte na região foi superior a R$2.5 milhões de reais investidos em projetos sociais. Especialmente em Santa Helena a atuação social busca fomentar a história e cultura da cidade de Votorantim, uma história conectada à Votorantim Cimentos.

Sempre em parcerias com o Poder Público e a comunidade, os projetos têm como foco a educação, o esporte, a cultura, o engajamento comunitário e a formação de mão de obra a partir de demandas específicas da própria sociedade. Entre os destaques estão os projetos “Movimento Olímpico” e “Pintando o Tênis”, que estimulam a prática da ginástica artística, atletismo, judô e de tênis, respectivamente, em escolas municipais da região, além do Programa Evoluir, que qualificou profissionalmente jovens e adultos nas comunidades próximas à unidade.

“A Votorantim Cimentos fomenta o dinamismo econômico e social.  Faz parte dos nossos compromissos apoiar projetos que contribuam para o enriquecimento profissional, desenvolvimento pessoal e para a formação de cidadãos. Norteados por esses compromissos, continuaremos a gerar e perpetuar valor para a sociedade, funcionários e clientes a longo prazo”, conclui Monteiro.

Concreto drenante é ideal para pavimentação de estacionamentos. Esse tipo de pavimentação auxilia na percolação da água evitando enchentes! 

Botão Site

Compartilhe esta matéria

Veja também

X