Publicado em 08/03/2013A importância da impermeabilização de piscinas
Seguir procedimentos corretos de impermeabilização evita vazamentos Créditos: Shutterstock

A importância da impermeabilização de piscinas

Saiba quais cuidados tomar com a construção da piscina

O procedimento da impermeabilização é fundamental para evitar vazamentos, infiltrações, formação de mofo e o comprometimento da estrutura do imóvel, por exemplo. As partes estruturais que devem ser impermeabilizadas, pois mantém contato com água e umidade, são: lajes, banheiros, terraços, sacadas, piscinas, saunas, caixas d’água, poços de elevador, áreas de serviço, paredes e pisos em contato com o solo.

Muitos proprietários de imóveis desejam ter uma piscina em casa para os momentos de lazer nos dias quentes e para a prática de esporte e o fazem no momento de construção de sua moradia ou na reforma da mesma. Mas a garantia desses prazeres depende da qualidade da obra e, em especial, da etapa de impermeabilização.

Se o serviço não for realizado corretamente, os gastos com impermeabilização, que representam de 3% a 5% do custo total da obra, podem chegar a 15% do valor da construção, já que exigirá refazer todo o trabalho. Para as piscinas de alvenaria, em especial as aquecidas, é imprescindível a utilização de impermeabilizante flexível resistente às movimentações naturais.

Compreender os tipos de piscinas existentes e suas necessidades é fundamental para realizar os melhores tipos de impermeabilização. Alguns tipos de piscinas pré-fabricadas podem se tornar uma boa opção para os proprietários.

 

Piscinas pré-fabricadas

Pastilhas de vidro: Nos casos de modelos fabricados em concreto ou alvenaria, um dos grandes problemas está no revestimento. Quando se trata de piscinas com pastilhas de vidro, é necessário se atentar com a instalação para não deixar que as pastilhas se soltem. O uso de uma argamassa adequada e seguir corretamente as recomendações do fabricante são aspectos primordiais para essa garantia. A impermeabilização, no entanto, é necessária para evitar vazamentos e problemas na estrutura da piscina.

Fibra de vidro: A fibra de vidro pode ser uma opção vantajosa para aplicação em piscinas, porém, é preciso tomar cuidado com algumas de suas características. A superfície das piscinas pode esbranquiçar e desgastar com o tempo, pelo uso de materiais de limpeza ou cloro, por exemplo. A alternativa para não correr esses riscos e melhorar a vida útil da sua piscina é verificar com o fornecedor quais os materiais que podem ser utilizados na piscina. Em todo o caso, utilizar esponja macia para não arranhar a pintura é necessário.

 

Já pensou em se tornar um cliente Votorantim? Saiba mais sobre o processo.

Botão Site

Compartilhe esta matéria

Veja também

X