Publicado em 10/03/2013Pavimento intertravado é solução sustentável

Pavimento intertravado é solução sustentável

Sistema é indicado para áreas públicas, já que reduz consumo de energia elétrica

O pavimento intertravado está entre as alternativas sustentáveis da construção civil. Sua utilização, principalmente em calçadas, estacionamentos e áreas de lazer, reduz o consumo de energia elétrica devido a seu poder de reflexão até 30% superior ao do pavimento flexível, o que permite economia ao sistema de iluminação pública. Um benefício relacionado à coloração clara desses blocos de assentamento, segundo o engenheiro Ricardo Moschetti, gerente regional da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP).

Outra vantagem está no fato de serem fabricados em peças pré-moldadas, aplicadas sobre uma camada de areia para assentamento e uma camada de base, que travam umas às outras, como em um quebra-cabeça, sem exigir tempo de cura, quebra do piso, além de não gerar resíduos sólidos e não exigir insumos para sua recomposição.

Os pavimentos intertravados de concreto também podem ser permeáveis. Por sua capacidade de drenagem, o sistema, quando projetado para tal fim, permite a infiltração da á permite a infiltração da água, colaborando na redução das superfícies impermeabilizadas nas cidades. O piso intertravado é o único que pode ser retirado e reutilizado, permitindo a liberação imediata do tráfego depois de instalado. O correto espaçamento entre as peças e uma camada de base granular, que funcione como filtro para a água da chuva, garantem eficiência na drenagem, explica Moschetti.

O sistema, quando projetado para aumentar a permeabilidade da superfície, propicia uma desaceleração da chegada da água do terreno ao sistema de drenagem urbano, fator que já é levado em conta em projetos de grande porte como indústrias, shopping centers e supermercados. Do ponto de vista arquitetônico e paisagístico, as formas, cores e texturas dos blocos são aliados na composição de paisagens urbanas bonitas e versáteis, já que a sinalização pode ser incorporada ao pavimento.

Orientações sobre o pavimento intertravado

A ABCP disponibiza cartilhas com orientações sobre o piso intertravado de concreto simples e intertravado permeável. As cartilhas Melhores Práticas – Pavimento Intertravado Permeável e sobre pavimento intertravado simples estão disponível para download no site.

Concreto à base de cimento promete revolucionar a ideia de que a recuperação de pavimentos

Botão Site

Compartilhe esta matéria

Veja também

X