Mapa da Obra - E-book

Etapas de obra: da fundação ao acabamento

Quero baixar!

Publicado por Carla Rocha em 09/03/2021Passo a passo de como o concreto usinado é feito
Durante o lançamento do concreto é indicado que o mesmo seja mapeado com o objetivo de garantir a rastreabilidade.Créditos: Shutterstock

Passo a passo de como o concreto usinado é feito

Garante mais precisão para atender às especificações do projeto estrutural

O concreto usinado é muito utilizado em grandes obras da construção civil etambém é chamado de concreto dosado em central, costuma ter uma qualidade superior com relação a formulação e qualidade dos materiais, além de ser mais previsível do que a do concreto dosado e misturado diretamente no canteiro. Grandes construtoras, por exemplo, recorrem ao concreto usinado por perceberem as vantagens financeiras e técnicas associadas a esse tipo de material e a maneira como ele é elaborado, através de um rígido controle de qualidade. Porém, em pequenas obras, a principal opção pelo concreto virado em obra é o que ainda prevalece até por conta do preço e facilidade de acesso.

Outro ponto importante é a qualidade do traço de concreto. No concreto usinado, por exemplo, os insumos são pesados eletronicamente em silos, no virado em obra, os componentes são medidos em baldes, de modo mais empírico. Isso faz com que o traço obtido pelas concreteiras tenha mais precisão para atender às especificações do projeto estrutural.

Um ponto especialmente crítico é o controle do volume de água. Quando esta adição não é controlada de forma sistematizada, corre-se o risco de se obter um concreto com resistência inferior à esperada, colocando em risco a qualidade e a durabilidade da estrutura.

De acordo com a engenheira Larissa Regina Gonçalves J. de Oliveira, os equipamentos como bombas, também são de fundamental importância para o bombeamento de concreto, pois agilizam (diminuem o tempo) o transporte e aplicação do concreto e, quando devidamente eleitas e utilizadas, as bombas minoram as perdas inerentes de transporte deste material quando, por exemplo, compara-se ao transporte via gruas e/ou “giricas”. “O bombeamento é indicado sempre que for necessário vencer distâncias relativamente grandes e, principalmente, quando existir uma diferença de altura significativa a ser vencida entre o ponto de origem do concreto até seu destino final de aplicação”, ressalta.

Atenção ao transporte do concreto usinado e aplicação em canteiro de obras

Ainda de acordo com a engenheira, durante o lançamento do concreto é indicado que o mesmo seja mapeado com o objetivo de garantir a rastreabilidade de cada caminhão-betoneira (de cada nota fiscal) até chegarem aos seus respectivos locais de aplicação (sejam vigas, pilares ou lajes) na obra. Outro ponto importante a ser destacado é que para a execução se faz necessária a utilização de algumas ferramentas como, as bombas para o lançamento do concreto. Independentemente da tipologia da bomba a ser empregada é sempre importante avaliar que o concreto esteja em uma fluidez (slump) adequada e segura para este tipo de transporte.

O objetivo é que o concreto seja transportado de maneira a não perder nenhuma das suas propriedades fundamentais enquanto insumo cimentício e também minorar as perdas deste material por atrito e contato nas tubulações durante todo este processo. Podemos generalizar *que o aperfeiçoamento na fluidez e consistência do concreto deverá ser obtido através da diminuição do diâmetro do agregado graúdo aplicado na mistura. Contudo, ao deixar um concreto em estado mais fluido, a retração pós-concretagem será aumentada e, assim sendo, é necessário se ter uma atenção redobrada em todo o processo de cura deste material após a concretagem da peça.

Realizar os testes de qualidade e manter a rastreabilidade do concreto usinado é fundamental para que futuramente, caso seja detectado que aos 28 dias um concreto não obteve a resistência mínima esperada, verificar junto ao projetista estrutural qual a melhor decisão e, até mesmo, para condenar ou não uma estrutura total ou parcialmente, caso não alcance a qualidade necessária esperada. Outro ponto importante para assegurar que não surjam problemas como, deformações na estrutura ou problemas com patologias futuramente, é que se tenha o acompanhamento de um profissional qualificado e o acompanhamento dos resultados dos testes realizados em laboratório.

*É importante observar que as alterações na fluidez não ocorrem apenas com e desta forma e não devem ser realizadas de forma “amadora” (por isso é de extrema importância a avaliação de um responsável técnico habilitado envolvido neste processo e estas alterações no concreto devem ser planejadas tecnicamente com respaldo da usina fornecedora).

Você sabia que a Engemix também entrega concreto usinado de qualidade para obras de pequeno porte? Entre em contato e peça um orçamento: https://www.engemix.com.br/solicite-um-orcamento/

Compartilhe esta matéria

Da fundação ao acabamento: conheça todas as etapas!

Quero ler!

Mapa da Obra - E-book
X