Publicado em 28/10/2014Saiba a importância da caiação de áreas externas
Cal de Pintura Itaú tem composições que ajudam na proteção das paredesCréditos: Shutterstock

Saiba a importância da caiação de áreas externas

Antibacteriana e contra os insetos, pintura a cal é alternativa barata para muros e postes

Uma das alternativas para proteger sua parede de bactérias e insetos é utilizar a pintura a cal. O aditivo de concreto, quando misturado à água, também pode ser usado como revestimento para paredes internas e externas, substituindo a tinta de pintura imobiliária. Suas propriedades antibacterianas ajudam a combater o mofo – tanto que é a escolhida para paredes de muitos hospitais. O material também impede a infestação por insetos. Por ter um custo bem mais baixo que as tintas, a caiação acaba sendo usada em guias de calçadas, postes e muros residenciais externos.

Quando exposta ao vento e à chuva, no entanto, sua durabilidade é menor, conforme explica José Carlos Januário, da Votorantim Cimentos. Nesses casos, a recomendação é repintar sempre que o revestimento der sinais de desgaste – e isso vai acontecer, pelo menos, duas ou três vezes por ano.

Caiação: Cal de Pintura Itaú

Para proteger as paredes de seu imóvel, a Votorantim Cimentos possui a Cal de pintura Itaú. Ela é uma cal dolomítica hidratada de qualidade superior, que propicia uma pintura de intensa alvura, com alto poder de cobertura e resistência à abrasão. Dispensa o uso de fixadores, tem grande rendimento e não necessita de tempo de descanso após a mistura. A Cal de pintura Itaú possui propriedades fungicidas e bactericidas, é isenta de solventes orgânicos e forma um filme permeável, que permite que a parede respire, evitando o acúmulo de umidade nos ambientes.

É indicada para aplicação como pintura de blocos de concreto ou cerâmico, chapisco, reboco, concreto, fibrocimento, madeiras não impermeabilizadas, entre outras. Para sua aplicação é preciso utilizar: recipiente para preparação do leite de cal; utensílio para agitação do leite de cal; trincha para aplicação; e EPI’s.

O rendimento aproximado da Cal de Pintura Itaú é de 60m²/ demão/ saco de 8kg – ele pode variar de acordo com o modo de aplicação e com a textura do substrato. Nestes valores não são consideradas perdas durante a aplicação do produto, de acordo com informações da ficha técnica do produto.

 

Quem pensa em usar o 13° salário para renovar a pintura da casa ou apartamento precisa planejar a obra. 

Botão Site

 

Compartilhe esta matéria

Veja também

X