Publicado em 12/07/20193 técnicas de vendas para otimizar seus resultados
O ideal é utilizar os conhecimentos sobre o consumidor através de cadastros simples para criar campanhas mais atrativas e personalizadasCréditos: Shutterstock

3 técnicas de vendas para otimizar seus resultados

Alguns processos de marketing utilizados no ambiente online também podem ser muito úteis na loja física

Quando falamos em uma boa estratégia de vendas os passos para uma venda assertiva passam primeiro pela sondagem, onde o lojista precisa entender o que o cliente está precisando, técnica que no segmento de materiais de construção, é muito importante. De acordo com Eduardo Terra, Presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) um ponto muito importante no processo de vendas é a abordagem que precisa evitar preconceitos: “isso é um clássico, evitar passar uma imagem para o cliente que não é aquela que a empresa quer passar e para que isso seja efetivo é fundamental o treinamento/qualificação e processos”, orienta Eduardo. Alguns processos de marketing utilizados no ambiente online também podem ser muito úteis na loja física com o objetivo de otimizar o trabalho do vendedor interno e, consequentemente, aumentar as vendas da loja de materiais de construção.  São eles:

 

Fase 1: Estratégias de Atração

Antes de realizar a venda de um produto é preciso primeiro pensar em estratégias para atrair o cliente até a loja. Aqui uma vitrine atrativa utilizando técnicas de merchandising pode fazer toda a diferença.

 

Fase 2: Personalização e dados

O ideal é utilizar os conhecimentos sobre o consumidor através de cadastros simples para criar campanhas mais atrativas e personalizadas para cada cliente, assim ele se sentirá importante e atendido em cada uma das suas necessidades.

Fase 3: Fidelização do público

Após a fase de atrair um consumidor realmente interessado em comprar na sua loja, é hora de mantê-lo em sua base, afinal esse cliente tem várias opções e sempre irá optar por aquela que realmente atenda todas as expectativas.

 

Para Eduardo um dos grandes problemas que dificultam as vendas na loja de materiais de construção  é a ausência de processos: “o que faz com que se tenha muita dependência de pessoas e aí acaba se falhando muito no processo de atendimento”, aponta. Por isso é necessário que todo o processo de vendas da loja seja feito de maneira padronizada, por todos, de acordo com o foco e objetivo da empresa.  Outra dica importante no processo de vendas é realizado em três passos onde o primeiro passo é a atração do cliente e depois tem o desenvolvimento da venda e em seguida vem o fechamento da venda que também é crítico que também é muito importante porque não adianta interagir com o cliente se ela não vai resultar na venda. O pós-venda também faz toda a diferença durante esse processo para entender o que realmente engajou e assim oferecer outras opções como cartões fidelidade e descontos para que o cliente volte a comprar em sua loja, resultando em novas vendas. “Então essa combinação de processos, com bons cursos de qualificação e capacitação técnica acaba ajudando o lojista a se destacar no segmento”, destaca.

 

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