Publicado em 19/12/2017Os melhores aplicativos para construção civil
É possível encontrar aplicativos que ofereçam desde segurança na obra até cálculos estruturais. Créditos: Shutterstock

Os melhores aplicativos para construção civil

Confira os 10 aplicativos para construção civil que vão te auxiliar no dia a dia do trabalho

A tecnologia chegou não só para mudar a forma como nos relacionamos, mas também como trabalhamos. Quando bem utilizada, facilita a rotina e ajuda a otimizar o tempo dentro e fora de casa. Um exemplo disso são os dispositivos móveis ou smartphones, que passaram a ser uma ferramenta de trabalho essencial, não só pela facilidade na comunicação, como também na agilidade que os widgets ou apps proporcionam. No setor da construção, é possível ganhar produtividade e gerenciar melhor o tempo com os diversos aplicativos para construção civil.

Consultar o andamento de uma obra, gerenciar tarefas e até fazer cálculos avançados são alguns dos benefícios que esses programas oferecem com um simples toque na tela do celular ou tablet.

Selecionamos dez aplicativos para construção civil que são indispensáveis a engenheiros, arquitetos ou profissionais da área que desejam impulsionar a criatividade e a produtividade no trabalho.

 10 Aplicativos para construção civil

1- Construct App

Este app tem o funcionamento versátil e pode ser utilizado no smartphone ou no computador. Ele permite acompanhar obras e projetos em tempo real, enviando fotos, mensagens de texto e voz, planta digital com marcações, listas de tarefas e outras funcionalidades. A ferramenta é colaborativa e as informações ficam armazenadas na nuvem, garantindo segurança.

2- JobFLEX

O JobFlex facilita o trabalho do profissional na hora de criar orçamentos. Basta cadastrar possíveis serviços e criar uma lista, assim que o cliente pedir um orçamento, o app gera, automaticamente, a estimativa. Além disso diversas informações ficam armazenadas para facilitar a organização.

3- Safesite

O aplicativo que aparece para ajudar na segurança da obra ajuda a identificar e corrigir problemas antes que eles virem incidentes. Com ele é possível tirar fotos de possíveis erros e notificar a equipe responsável pela correção. O app ainda oferece outras funcionalidades.

4- Reforma Simples

O Reforma Simples é um app móvel que permite obter uma estimativa da quantidade e do preço dos materiais para diversos serviços de construção ou reforma. Ele utiliza como referência o Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI), o qual publica periodicamente os preços para cada estado do Brasil.  Uma versão pro do app também está disponível.

5- Construction Master Pro

Este app pode substituir a calculadora e resolver problemas de cálculo com facilidade pelo celular. Indicado para arquitetos e engenheiros, a ferramenta tem funções para converter medidas e calcular ângulos, áreas e volume.

6- PlanGrid

Com o PlanGrid, é possível trabalhar nas plantas dos projetos mesmo à distância. Ele é intuitivo e armazena anotações, medidas e inspeções, além de ser colaborativo, toda equipe pode ter permissão de acesso.

7-Timesheet Mobile

Este app permite acompanhar de forma fácil e prática o horário de trabalho dos funcionários. Através do GPS ou inserção de dados, é possível organizar a escala de trabalho e acompanhar as atividades de eletricistas, pedreiros e outros profissionais.

8- Fast Concrete Pad Calculator

Com o Fast Concrete, é possível calcular as quantidades necessárias de concreto e aço na obra. Ele também calcula o custo e desperdício do material e permite enviar as estimativas por e-mail aos membros de sua equipe.

9- Builder’s Helper – Advanced Construction Calculator

Esta calculadora digital tem como funcionalidade fazer cálculos normais e unitários para uma variedade de projetos construtivos, como vigas, colunas, escadas, painéis de gesso, pintura, deck, sistemas de cobertura e pisos. Além disso possui outras vantagens, como acompanhamento das informações e armazenamento de documentos e imagens.

10- Autocad Mobile

Grande parte dos profissionais da construção conhecem o Autocad. O aplicativo para dispositivos móveis é uma ferramenta de desenho e elaboração que permite visualizar, criar, editar e compartilhar desenhos do AutoCAD em dispositivos móveis — a qualquer momento, em qualquer lugar.

É necessário verificar a disponibilidade dos aplicativos para construção civil, alguns atendem aos dois sistemas: IOS e Android, enquanto outros podem apenas estar disponíveis em uma versão.

Além de cálculos precisos, é necessário buscar alternativas eficientes e sustentáveis para otimização de suas obras. Confira dicas para um descarte de resíduos efetivo e conforme a lei.Botão Site

 

Compartilhe esta matéria

Veja também

X