Publicado em 10/03/2013O que é gestão de projetos?

O que é gestão de projetos?

A responsabilidade principal pela produção é do engenheiro, entretanto o conhecimento e a responsabilidade de cada um interferem na gestão da obra.

O cumprimento de cronograma e a qualidade da obra dependem da boa gestão do projeto no canteiro de obra. A opinião é da arquiteta Juliana Toledo Barros, consultora da área de gerenciamento do Centro de Tecnologia de Edificações (CTE). Confira as dicas da profissional entrevistada pelo Mapa da Obra.

Mapa da Obra – O que é gestão de projeto?
Juliana Barros – É saber coordenar todos os aspectos e fases de uma obra, de maneira que o desenvolvimento e a execução atendam as orientações contidas no projeto. Para isso, toda a equipe de produção é responsável.

Mapa da Obra – Como a gestão pelo mestre de obra e encarregado interfere no resultado da obra?
Juliana Barros – Todos fazem parte de uma grande engrenagem. Cada peça, por menor que possa parecer, é importante para que o sistema funcione conforme previsto. Mestres e encarregados devem se sentir- parte desse sistema. A responsabilidade principal pela produção é do engenheiro, entretanto o conhecimento e a responsabilidade de cada um interferem na gestão da obra. Se cada operário, cada encarregado e cada pedreiro garantir a execução de seu serviço com qualidade, por menor que possa parecer, o conjunto será concluído conforme planejado, dentro da qualidade, custos e prazos previstos e adequados.

Mapa da Obra – Quais as principais dicas para esses profissionais?
Juliana Barros – Eles devem manter sempre os projetos atualizados no canteiro de obras; garantir que todos os envolvidos conheçam e pratiquem as orientações dos projetos; tirar dúvidas e garantir o perfeito entendimento das informações contidas nos projetos.

Compartilhe esta matéria

Veja também

X