Publicado em 03/03/2013NR 18 define condições no canteiro de obras

NR 18 define condições no canteiro de obras

Manual traz normas de condições de trabalho no canteiro de obra

Assim como para segurança do trabalho existem normas, acomodar e implantar um canteiro de obras também exige o cumprimento de itens de segurança, como a NR 18 determina.

NR 18 – conheça algumas das principais regras a serem seguidas:

  • Áreas de vivência: os canteiros de obras devem ser mantidos em perfeito estado de conservação, higiene e limpeza e dispor de instalações sanitárias, vestiários e local para refeições.
  • Instalação sanitária: deve dispor de lavatório, vaso sanitário e mictório, na proporção de um conjunto para cada grupo de 20 trabalhadores, e de chuveiro, na proporção de uma unidade para cada grupo de 10 trabalhadores.
  • Escadas: as escadas provisórias de uso coletivo devem ser dimensionadas de acordo com o fluxo de trabalhadores, respeitando a largura mínima de oitenta centímetros. As escadas de mão devem ter seu uso restrito para acessos provisórios e serviços de pequeno
  • Proteção contra queda: é obrigatória a instalação de proteção coletiva onde houver risco de queda de trabalhadores ou de projeção de materiais. O cinto de segurança tipo para-quedista deve ser utilizado em atividades a mais de dois metros de altura do piso, caso haja risco de queda do trabalhador.

 

Ergonomia: saiba como minimizar os riscos no canteiro de obra
Botão Site

Compartilhe esta matéria

Veja também

X