Publicado em 04/06/2014Novidade Decoratta

Novidade Decoratta

Com produto da Votorantim Cimentos, o acabamento de paredes e tetos está mais simples

Novidade Decoratta: o produto é uma inovação da Votorantim Cimentos para o acabamento fino de tetos e paredes, internas e externas, que substitui a massa corrida ou o gesso. Com aspecto final liso, a principal vantagem do produto é que dispensa o lixamento depois de aplicado, o que resulta em muito mais agilidade, limpeza e economia na obra.

A Decoratta é aplicada usualmente em duas demãos, sendo de apenas meia hora o intervalo entre elas. “Na massa corrida, é preciso esperar até duas horas entre as demãos. Depois, mais quatro, cinco ou até seis horas de espera para começar o lixamento’’, compara Ricardo Winter, responsável de Negócio Cales da Votorantim Cimentos.

Além disso, explica que o material não escorre (não cai no chão), e toda a mistura é utilizada, sem perdas nem desperdícios. E ao eliminar a etapa de lixamento, economiza-se ainda mais em lixas, limpeza e tempo gasto na etapa de acabamento da obra.

Aplicação e preparação da novidade Decoratta:

A aplicação é feita com equipamentos já disponíveis no canteiro, não exigindo nada diferente do usual. A mão de obra não precisa ser especializada, mas deve ser treinada para que o resultado do produto seja totalmente aproveitado. O modo de aplicação é um pouco diferente das massas corridas, mas sem grandes segredos! O primeiro passo é garantir que a superfície esteja plana e limpa.

Para preparar a massa, basta acrescentar seis litros de água a cada saco de 15 quilos do produto, e misturar até obter consistência homogênea. Isso gera cerca de 20 litros de massa, o que corresponde a um rendimento de 15m² a 17m², em duas demãos. Misturado, o tempo máximo de uso e cura é de quatro horas, a uma temperatura ambiente de 21º C. Após misturar, a primeira camada é aplicada para regularizar a base, com uma desempenadeira lisa metálica. Depois de meia hora, vem a segunda demão do produto. A espessura final é de até 2,5 mm.

O produto deve ser alisado firmemente com a própria desempenadeira, que pode ser umedecida com esponja para facilitar a execução. Ao finalizar, a parede já está pronta: dispensa o uso de lixas, não desperdiça produto e reduz o esforço para limpar o ambiente.

O lixamento da massa corrida ou do gesso gera sujeira excessiva para chegar ao mesmo resultado liso – sem contar a perda do material neste processo. Com Decoratta, a própria mistura também é utilizada para corrigir eventuais falhas, e o tempo de espera para realizar pintura é de 14 dias. Por fim, a pintura ocorre normalmente após a segunda demão, aguardando o tempo de cura indicado.

Mas Decoratta ainda traz um benefício adicional, em que pintar não é uma necessidade: ao fazer a queima da parede com a desempenadeira metálica, o produto assume um aspecto marmorizado e vitrificado, de grande apreciação estética – extremamente liso e refletindo a luz.

Com esse efeito, só é necessário proteger a aplicação para que ela mantenha o brilho. “Por acelerar o cronograma, e pela qualidade nos acabamentos, a Decoratta tem tido alta receptividade nas construtoras. É um produto que realmente impressiona”, comenta Winter.
Veja o passo-a-passo de aplicação aqui.

Você sabe qual o tipo de argamassa ideal para revestimento cerâmico? Nós vamos te apresentar! 

Botão Site

Compartilhe esta matéria

Veja também

X