Votorantim Cimentos

Você busca conteúdos exclusivos sobre o mercado da construção civil?

Inscreva-se grátis e receba nossa newsletter.

Publicado em 27/11/2017Votorantim Cimentos nos quatro cantos do mundo
Créditos: Shutterstock

Votorantim Cimentos nos quatro cantos do mundo

Votorantim Cimentos ocupa um espaço com grande importância no mercado mundial da construção civil e apresenta números impressionantes.

Presente no segmento de materiais de construção (cimento, concreto, agregados e argamassas) desde 1933, a Votorantim Cimentos está entre as 10 maiores empresas do mundo neste setor, com unidades próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e presente em 13 países além do Brasil, como  Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai.

Com mais de 16 mil funcionários, 34 fábricas de cimento, 22 moagens, 322 centrais de concreto, 86 instalações de agregados e 9 unidades de argamassa, a Votorantim Cimentos é pioneira na utilização do coprocessamento, tecnologia produtiva que elimina, de forma econômica, eficiente e ambientalmente correta, resíduos industriais nos fornos de cimento.

Desde 2005, já foi co-processado um volume superior a três milhões de toneladas de resíduos, especialmente pneus usados, solventes químicos, óleos e materiais inservíveis. No campo da responsabilidade social corporativa, a VC desenvolve diversos programas de longo prazo voltados à educação profissional e inserção de jovens no mercado de trabalho, além do desenvolvimento socioeconômico dos municípios onde está presente.

Produtos

A diversidade de produtos e serviços possibilita oferecer as melhores soluções para qualquer tipo de obra, da fundação ao acabamento. Cimentos, concretos, agregados (britas) e argamassas fazem parte do amplo portfólio da Votorantim Cimentos, e esses materiais estão presentes em obras do mundo inteiro, como no estádio do Maracanã, no Brasil, na Estação Nuclear de Darlington, no Canadá, e na Solucar, a maior plataforma de energia solar da Europa, entre muitas outras. Conheça obras feitas com produtos da Votorantim Cimentos.

Números da Votorantim Cimentos em 2016

  • É a 7ª maior companhia do setor cimenteiro em capacidade instalada no mundo (fonte: Global Cement Report, excluindo empresas chinesas)
  • Mais de 15 milhões investidos em 94 projetos sociais de cidades brasileiras, muitos voltados às áreas de cultura, promoção do emprego e renda, educação, esporte e fortalecimento da gestão pública, entre outros, em parceria com o Instituto Votorantim.
  • Aproximadamente 46 milhões investidos em gestão ambiental em 2016, no Brasil.
  • Quase 57,5 milhões de toneladas de capacidade instalada de produção de cimento no mundo em 2016.
  • 24,4 milhões de toneladas de agregados vendidos no mundo em 2016.
  • 1.6 milhões de toneladas de argamassa vendidos no mundo em 2016.
  • 9.2 milhões de metros cúbicos de concreto vendidos no mundo em 2016.

Instalações da Votorantim em 2016

  • 249 plantas de concreto
  • 64 plantas de agregados
  • 37 plantas de argamassa
  • 21 moagens
  • 12 plantas de cimento
  • 11 unidades de cal

Linha do Tempo Votorantim Cimentos

1933 – Iniciadas as obras da primeira unidade da Votorantim Cimentos: a Fábrica de Cimentos Santa Helena, na cidade de Votorantim (SP), Brasil.

1936-  Inauguração da Fábrica Santa Helena.

1977- Consolidação da posição de liderança da companhia no mercado brasileiro de cimentos, com 11 unidades fabris no Brasil e aproximadamente 37% de market share.

1988 – Durante os anos, acreditando no potencial brasileiro, a empresa atinge 40% da produção nacional de cimento.

1997- Primeira fase da expansão internacional – aquisição de participação na Bolívia.

2000 – Ao longo do tempo, após uma série de investimentos, a Votorantim dobra a  quantidade de suas fábricas, totalizando 22 unidades industriais no Brasil.

2001 – Primeira fase de expansão na América do Norte – Canadá e Estados Unidos.

2002 – Aquisição da Engemix, empresa de concreto, no Brasil.

2007/2009 – Expansão na América do Sul por meio de participações acionárias – Argentina, Bolívia, Chile e Uruguai.

2010/2012 – Aquisição de participação na Cimpor e permuta de ativos, e ingressando nos mercados de Espanha, Turquia, Tunísia, Marrocos, Índia e China.

2015 – Inauguração da Unidade Edealina, no estado da Bahia, no Brasil, com capacidade instalada de 2,0 milhões de toneladas de cimento.

2016 – A Unidade Primavera foi inaugurada no estado do Pará no Brasil, com capacidade instalada de 1,2 milhão de toneladas de cimento.

 

Com cimentos específicos para cada tipo de obra, VCimentos atende todas as demandas Botão Site
Compartilhe esta matéria

Quer receber notícias e dicas sobre construção civil?

Inscreva-se grátis e
receba nossa newsletter.

X