Votorantim Cimentos nos quatro cantos do mundo
Votorantim Cimentos ocupa um espaço com grande importância no mercado mundial da construção civil e apresenta números impressionantes.
Presente no segmento de materiais de construção (cimento, concreto, agregados e argamassas) desde 1933, a Votorantim Cimentos está entre as 10 maiores empresas do mundo neste setor, com unidades próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e presente em 13 países além do Brasil, como Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai.
Com mais de 16 mil funcionários, 34 fábricas de cimento, 22 moagens, 322 centrais de concreto, 86 instalações de agregados e 9 unidades de argamassa, a Votorantim Cimentos é pioneira na utilização do coprocessamento, tecnologia produtiva que elimina, de forma econômica, eficiente e ambientalmente correta, resíduos industriais nos fornos de cimento.
Desde 2005, já foi co-processado um volume superior a três milhões de toneladas de resíduos, especialmente pneus usados, solventes químicos, óleos e materiais inservíveis. No campo da responsabilidade social corporativa, a VC desenvolve diversos programas de longo prazo voltados à educação profissional e inserção de jovens no mercado de trabalho, além do desenvolvimento socioeconômico dos municípios onde está presente.
Produtos
A diversidade de produtos e serviços possibilita oferecer as melhores soluções para qualquer tipo de obra, da fundação ao acabamento. Cimentos, concretos, agregados (britas) e argamassas fazem parte do amplo portfólio da Votorantim Cimentos, e esses materiais estão presentes em obras do mundo inteiro, como no estádio do Maracanã, no Brasil, na Estação Nuclear de Darlington, no Canadá, e na Solucar, a maior plataforma de energia solar da Europa, entre muitas outras. Conheça obras feitas com produtos da Votorantim Cimentos.
Números da Votorantim Cimentos em 2016
- É a 7ª maior companhia do setor cimenteiro em capacidade instalada no mundo (fonte: Global Cement Report, excluindo empresas chinesas)
- Mais de 15 milhões investidos em 94 projetos sociais de cidades brasileiras, muitos voltados às áreas de cultura, promoção do emprego e renda, educação, esporte e fortalecimento da gestão pública, entre outros, em parceria com o Instituto Votorantim.
- Aproximadamente 46 milhões investidos em gestão ambiental em 2016, no Brasil.
- Quase 57,5 milhões de toneladas de capacidade instalada de produção de cimento no mundo em 2016.
- 24,4 milhões de toneladas de agregados vendidos no mundo em 2016.
- 1.6 milhões de toneladas de argamassa vendidos no mundo em 2016.
- 9.2 milhões de metros cúbicos de concreto vendidos no mundo em 2016.
Instalações da Votorantim em 2016
- 249 plantas de concreto
- 64 plantas de agregados
- 37 plantas de argamassa
- 21 moagens
- 12 plantas de cimento
- 11 unidades de cal
Linha do Tempo Votorantim Cimentos
1933 – Iniciadas as obras da primeira unidade da Votorantim Cimentos: a Fábrica de Cimentos Santa Helena, na cidade de Votorantim (SP), Brasil.
1936- Inauguração da Fábrica Santa Helena.
1977- Consolidação da posição de liderança da companhia no mercado brasileiro de cimentos, com 11 unidades fabris no Brasil e aproximadamente 37% de market share.
1988 – Durante os anos, acreditando no potencial brasileiro, a empresa atinge 40% da produção nacional de cimento.
1997- Primeira fase da expansão internacional – aquisição de participação na Bolívia.
2000 – Ao longo do tempo, após uma série de investimentos, a Votorantim dobra a quantidade de suas fábricas, totalizando 22 unidades industriais no Brasil.
2001 – Primeira fase de expansão na América do Norte – Canadá e Estados Unidos.
2002 – Aquisição da Engemix, empresa de concreto, no Brasil.
2007/2009 – Expansão na América do Sul por meio de participações acionárias – Argentina, Bolívia, Chile e Uruguai.
2010/2012 – Aquisição de participação na Cimpor e permuta de ativos, e ingressando nos mercados de Espanha, Turquia, Tunísia, Marrocos, Índia e China.
2015 – Inauguração da Unidade Edealina, no estado da Bahia, no Brasil, com capacidade instalada de 2,0 milhões de toneladas de cimento.
2016 – A Unidade Primavera foi inaugurada no estado do Pará no Brasil, com capacidade instalada de 1,2 milhão de toneladas de cimento.