Publicado em 26/08/2014

Vigas protendidas: solução para edifício Padre Antonio

Vigas em concreto protendido viabilizaram grandes vãos no edifício Padre Antonio, em SP

Espaços amplos eram a mais importante premissa para o projeto arquitetônico do edifício comercial Padre Antonio, no bairro paulistano do Brooklin. O uso de vigas protendidas permitiu grandes vãos.

O desafio do arquiteto Carlos Bratke era encontrar um layout que atendesse às regras de zoneamento, ocupando um terreno de 953 m² com, no máximo, 2,5 mil m² de área construída. Assim, definiu-se uma planta quadrada, de lados 20,5 m, para dois níveis de subsolo, pavimento térreo, um mezanino e cinco andares.

Para o melhor aproveitamento das lajes de dois mil metros quadrados cada, foi solicitado ao calculista que deixasse ao menos 1.800 m2 livres – restando apenas 200 m2 em cada uma delas para elevadores, escadarias e elementos estruturais.

Partido estrutural

Para cumprir a proposta, vigas transversais foram protendidas, com 55 cm de altura, e vencem vãos de até 14 m. Já o vão longitudinal tem 20,5 m, o que exigiu vigas protendidas duplas, de 65 cm de altura. As lajes de concreto armado, simples, têm 14 cm de espessura. O fato de vigas, e não a laje, serem protendidas torna espaços ainda mais flexíveis, uma vez que os pisos poderão ser perfurados para reorganizar a divisão de interiores.

Bratke destaca que, em todos os pavimentos, vigas protendidas aparentes formam um “X”. Elas se apoiam em pilares periféricos que alcançam toda a altura do edifício. Apenas no térreo essas colunas convergem, unindo-se na base para formar um “V”, em reverência ao design estrutural brasileiro dos anos de 1950.

Fechamento

Pés direitos têm 3,4 m, com fechamento em folhas de vidro laminado, transparentes ou opacos. A escolha foi determinada pela praticidade de montagem. Um dos benefícios obtidos foi o melhor aproveitamento da iluminação natural durante grande parte do dia.

A argamassa projetada é considerada uma alternativa moderna e eficaz quando comparada a aplicação chapada à mão

Botão Site

  • Com cinco pavimentos, térreo e dois subsolos, o edifício Padre Antonio recebeu fechamento em vidro laminado. Além da praticidade de montagem, elemento proporciona aos espaços internos boa iluminação natural - Foto: Caca Bratke
  • Composição entre vidros transparentes e opacos criou grafismo na fachada - Foto: Caca Bratke
  • A estrutura de concreto é um dos grandes diferenciais do edifício Padre Antonio. Pilares periféricos recebem toda a carga depositada por vigas protendidas, que formam um “X” nos pavimentos. Os pilares percorrem a extensão do edifício e se convergem no nível térreo, formando um “V” - Foto: Caca Bratke
  • A demanda era por lajes com grandes áreas livres. O projeto estrutural indicou protender vigas de concreto armado, que formam um “X” nos pavimentos. Assim, lajes simples de concreto armado ficam com 1.800 m2 livres; circulação vertical e elementos estruturais concentram-se nos 200 m2 restantes - Foto: José Moscardi Jr.
  • Corte - Foto: divulgação
  • Planta (1º ao 4º pavimento)- Foto: divulgação
  • Planta da cobertura - Foto: divulgação
  • Planta do 5ºpavimento - Foto: divulgação
  • Planta térreo - Foto: divulgação
  • Tabela das áreas - Foto: divulgação
Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X