Publicado em 05/05/2015Vedação de janelas é solução contra infiltrações
É muito importante checar a qualidade dos materiais usados na vedação na hora de realizá-laCréditos: Shutterstock

Vedação de janelas é solução contra infiltrações

É fundamental realizar a vedação de portas e janelas corretamente para garantir a sua durabilidade

De acordo com Marcelo Palermi, instrutor de práticas profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), as infiltrações ao redor de esquadrias de alumínio ou portas ocorrem devido a má execução da janela durante a obra ou, mais comumente, a falta de manutenção. Por isso é fundamental realizar a vedação de portas e janelas corretamente para garantir a sua durabilidade “Todo o contorno da esquadria deve estar bem vedado. Mesmo assim, a manutenção periódica das vedações é essencial, porque o ressecamento de componentes e acessórios da caixilharia ocorre com a ação do tempo, ao longo dos anos”, informa.

Se a infiltração aparecer, o pedreiro deve, antes, verificar se não existem falhas construtivas ou fendas entre a esquadria e a alvenaria. Pode ser que a estrutura do imóvel esteja comprometida. Outra recomendação é checar a qualidade dos materiais usados na vedação ou se eles estão ressecados. “Primeiro, o profissional remove o desgastado. Depois, aplica argamassa e silicone estrutural, para corrigir os pontos de infiltração”, explica o instrutor. É preciso lembrar que o silicone só é aplicado na finalização da esquadria, depois de curado o material cimentício – no caso de janelas, principalmente. Conheça alguns tipos de vedação de portas e janelas:

Fita de vedação

Essa opção também é uma das mais utilizadas por serem fáceis de encontrar em mercados e lojas de construção. Além de ser muito mais econômica, também é versátil e pode ser aplicada tanto em portas quanto janelas, além de possuir instalação rápida e prática.

Automático

A vedação inteligente incorpora elementos da indústria 4.0 com acionamento automático e permite a vedação de portas e janelas de metal, PVC ou madeira. Ela garante a segurança do local de forma discreta, porém o valor costuma ser alto se comparada aos outros tipos.

Escova ou espátula

Ambos são muito parecidos, mas enquanto o primeiro protege de insetos, vento e água; o segundo protege também contra poeira e luz. A instalação é simples e possui um ótimo custo x benefício se comparado às outras opções de vedação.

Vedação com rolo duplo

Essa opção é uma das mais econômicas e práticas do mercado, pois não exige uma aplicação complexa, basta encaixar na porta e a proteção contra água, poeira, vento e outras intempéries citadas nas opções anteriores está garantida.

Outra boa alternativa de vedante para portas e janelas é a espuma de poliuretano, muito usada no preenchimento, fixação, selagem e isolamento de juntas e espaços vazios. O material também é aplicado após a fixação do contramarco com chumbadores e a execução é rápida e fácil. Sua durabilidade de cinco anos faz essa opção compensar mais.

Vedação bem feita

Um contramarco de acordo com referências de esquadro, nível e prumo será instalado antes de começar o serviço. Chumbado, na sequência, seu espaço interno é completamente preenchido com argamassa comum. “O acabamento interno da janela só deve ser feito depois da secagem dessa camada de fixação. O revestimento externo precisa ter um canal, entre o alumínio e a alvenaria, para a aplicação do silicone estrutural”, relembra Palermi.

Antes de aplicar, é preciso limpar bem a superfície a ser vedada, deixando-a umedecida (mas não encharcada). Verifique, então, se o vão está nas medidas corretas: um centímetro livre para cada lado do caixilho ou batente.

“Abra e feche a porta várias vezes antes de aplicar, em busca de imperfeições que necessitem ser corrigidas. Depois, aplique de 15 cm a 20 cm de espuma em três pontos de cada lado do batente e aguarde oito horas para fixar as guarnições”, finaliza Palermi.  

 

Agora, saiba mais sobre esquadrias:Botão Site

 

 

 

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X