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Publicado por Carla Rocha em 19/05/20213 técnicas de vendas para o varejo de materiais
Um fator que deve ser destacado é que o processo de vendas precisa ser assertivo.Créditos: Shutterstock

3 técnicas de vendas para o varejo de materiais

É importante lidar com cada cliente de forma personalizada

Diante do atual cenário global, principalmente no Brasil, onde a questão da pandemia ainda tem causado muitos transtornos, os lojistas estão encontrando muitas dificuldades na gestão do seu negócio. Além disso, também existe a dificuldade em definir um quadro de funcionários sustentável, incertezas no abastecimento de produtos, tomada de decisão no investimento de infraestrutura e, sobretudo no planejamento financeiro. 

Para Marcello Miranda, diretor administrativo do Center Mega e palestrante na área de vendas, com a pandemia, as lojas encontraram um período de muitas incertezas que envolvem também questões e decisões políticas sobre as fases restritivas (amarela, vermelha, roxa etc.) que alteram as modalidades de atendimento, como com o fechamento de lojas, atendimentos via drive thru, redução na equipe de atendimento e acesso de clientes limitado no ponto de venda. “Outro ponto significativo é a situação dos fornecedores, com reajustes de preços constantes, inúmeras limitações no abastecimento e aumento de materiais, então, o lojista precisa encontrar formas para não sair no prejuízo”, alerta.

Confira três técnicas de vendas para o varejo de materiais

Um fator essencial que deve ser destacado é que o processo de vendas assertivo é realizado em três passos, em que o primeiro é focado na atração do cliente, posteriormente é passado para o desenvolvimento da venda e, em seguida, é feito o fechamento da venda, que deve ser direcionado muito bem. Para garantir que todo esse processo resulte na venda, o profissional precisa estar preparado para lidar com cada cliente de forma personalizada a fim de entender as suas necessidades.

No primeiro passo, para atrair o cliente, é preciso dar a devida atenção para o layout da loja e realizar adequações caso necessário para que transmita toda a segurança aos clientes, além do devido preparo relativo aos cuidados com a COVID-19, como a utilização de fitas de segurança zebrada, álcool em gel e higienização constante de equipamentos. “Esses cuidados transmitem um pouco mais de tranquilidade aos clientes, fazendo com que eles complementem suas compras”, ressalta.

Para garantir o sucesso nas vendas da loja de materiais de construção, o treinamento da equipe de vendas é essencial. “Como estamos com um fluxo de clientes muito reduzido, cada abordagem no atendimento deve ser a mais precisa e objetiva possível”, destaca o especialista. Portanto, a apresentação dos produtos, a devida condução nas possíveis objeções e, sobretudo uma entrega clara em uma solução para os clientes será um grande diferencial. “Recomendo que a empresa foque em fornecedores que consigam dar uma visibilidade mais estável no abastecimento, nos preços e que apresentem uma boa rentabilidade”, complementa.

Dicas para se destacar da concorrência

Uso de plataformas digitais

É preciso desenvolver suas plataformas digitais, criando um website onde possa apresentar a empresa e sua linha de produtos e, se possível, iniciar o seu e-commerce.

Vendas através do WhatsApp

Uma prática já do nosso dia a dia são as vendas por WhatsApp. Faça um catálogo digital com promoções e dispare para a sua lista de clientes. Com o crescimento, avalie a solução do WhatsApp Business, que é bem acessível.

Melhorar layout e comunicação

Deixe a sua fachada bem apresentável, com produtos à mostra e promovidos. Outro ponto importante é manter a proximidade com o público através de lives e pensar em formas diferenciadas de apresentar os produtos.

Ainda de acordo com o especialista, o pós-venda também deve ser considerado em uma boa estratégia de vendas. O acompanhamento do cliente durante esse processo é importante para entender o que realmente foi interessante de fato para o consumidor e, assim, criar novas oportunidades como cartões de fidelidade e descontos para que o cliente volte a comprar em sua loja, resultando em novas vendas. Enfim, é muito importante que os lojistas estejam sempre atualizados e preparados com relação às novidades no mercado. “Acompanhe os movimentos da concorrência na sua região, avalie mudanças na sua estratégia e muita atenção no seu maior patrimônio, que são os clientes”, orienta Marcello Miranda.

Quer aprender a usar o WhatsApp como ferramenta de vendas? Acesse:

https://www.mapadaobra.com.br/vendas-whatsapp/
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