Mapa da Obra - E-book

Descubra como cumprir a Norma de Desempenho

Baixe o e-book!

Publicado por Carla Rocha em 04/05/2020Sistema Matrix: maior produtividade e melhores resultados em obra
Sistema Matrix proporciona eficiência e qualidade na aplicação de argamassa em obras.Créditos: Divulgação/Engemix

Sistema Matrix: maior produtividade e melhores resultados em obra

Processo proporciona redução de custos com mão de obra e energia

Para que as construções sejam viabilizadas, elas precisam apresentar custos equilibrados, que forneçam uma margem de lucro adequada para a incorporadora e que ajudem na redução do tempo de obra. Para que isto ocorra, é preciso analisar processos construtivos e materiais que forneçam, então, maior produtividade e custo- benefício.


Na etapa de acabamento de obra, muitas construtoras enfrentam a dificuldade de ter que levar a argamassa virada em obra até grandes alturas. Além disto, quando a opção é pelo material virado em obra, há também a falta de homogeneidade do produto. 

 

Argamassa Matrix e Sistema Matrix: entenda

A Argamassa Matrix é um produto eficiente para quem deseja obter qualidade e produtividade nas obras. Denominada argamassa básica industrializada Matrix, além de apresentar a composição normal de argamassa básica (com areia, água e cimento), ela possui aditivos e todos os seus insumos são dosados de maneira controlada – o que aumenta a qualidade e homogeneidade da aplicação do produto. Indicada para aplicações de assentamento, chapisco, piso e preenchimento de alvenaria estrutural, as argamassas Matrix entregam além de qualidade, mas também, economia de tempo e dinheiro.
Confira algumas vantagens desse sistema neste sentido:
  • Evita desperdícios de materiais em obra;
  • Reduz tempo de obra por conta da preparação do material;
  • E otimiza a mão de obra.

Para otimizar ainda mais todo esse processo, a Votorantim Cimentos buscou implementar um tipo de tecnologia inovadora que auxiliasse na aplicação dessa argamassa de alta qualidade, trata-se do Sistema Matrix. Esse sistema, presente no mercado há mais de 20 anos, armazena, mistura e bombeia a argamassa básica para qualquer andar da sua obra. Em sua composição está o silo, o sistema de bombeamento e um misturador especial.
Entenda cada uma das partes:

Silo: onde fica armazenada a argamassa básica Matrix. Ele comporta até 30 toneladas de produtos e ocupa somente 9 m² no canteiro de obras.
Sistema de bombeamento: atrelado ao silo, ele envia o produto ainda seco para qualquer parte da obra, tanto no sentido horizontal quanto no sentido vertical. Um ponto importante é que não há limitação de altura. Recentemente, em 2018, foi ultrapassado os 200 metros de bombeamento em uma solução especial criada pela Votorantim Cimentos.
Misturador especial: com as configurações de pás ideais, ele garante a eficiência da mistura. Enquanto o silo fica no canteiro de obras, o misturador fica no andar onde acontecerá a aplicação. Esse sistema adiciona água necessária à argamassa e vai fazendo a mistura a medida em que o produto é utilizado. Logo, é possível misturar o produto no mesmo local onde ele será utilizado, evitando desperdícios de materiais. 

 

Vantagens do uso do Sistema Matrix:

 

  • Maior controle de estoque e redução da estocagem de materiais.
  • Garantia de qualidade devido ao uso de argamassa industrializada e da eficiência da mistura.
  • Baixo desperdício devido a mistura adequada e controle de água, além de não ocorrer descartes de sacarias ou produtos finais.



Aplicação da argamassa


É possível aplicar a argamassa de forma manual, como é feito usualmente, ou pode-se utilizar uma bomba de projeção. A segunda opção é perfeita para quem deseja buscar ainda melhores resultados tanto de produtividade quanto de qualidade, tendo em vista que esse bombeamento proporciona mais uniformidade à aplicação da argamassa e também reduz o tempo de aplicação.

 

Quer saber mais sobre o Sistema Matrix? Confira neste Papo Construtivo como foi a sua aplicação em uma obra de grande altura em Balneário Camboriú (SC):

https://www.mapadaobra.com.br/papoconstrutivo/marco-de-bombeamento-vertical/

 

 

Compartilhe esta matéria

Confira os detalhes da norma de desempenho

Baixe o e-book e veja como cumprir os requisitos!

Mapa da Obra - E-book
X