Votorantim Cimentos
Mapa da Obra - E-book

Sistema Matrix: a solução de fornecimento em grande escala

Baixe o e-book grátis e aumente seus lucros!

Publicado em 28/12/2017Silo de argamassa: otimize o fornecimento de materiais das suas obras
O Sistema Matrix, da Votorantim Cimentos, é econômico, evita desperdícios e otimiza o espaço nos canteiros de obra.

Silo de argamassa: otimize o fornecimento de materiais das suas obras

O uso do silo se mostra eficaz quando o objetivo, além de reduzir custos, é acelerar o tempo da obra

Solicitar materiais em grande escala pode ser bom para reduzir custos e a logística da obra. Um dos principais materiais utilizados durante a construção são as argamassas, então fazer a escolha correta do material e optar pela melhor forma de fornecimento, como o silo de argamassa, faz com que a  perda da mistura seja menor e a estocagem do produto não seja feita de forma incorreta.

Há duas maneiras de obter o fornecimento de argamassa: de forma ensacada ou a granel. No caso da segunda opção, o fornecimento acontece através dos silos, que armazenam o material e com a ajuda de um misturador e de um projetor são bombeadas no local. O custo-benefício deste tipo de solução acaba sendo mais atrativo devido a velocidade na execução, controle de qualidade da argamassa industrializada, armazenamento e limpeza na obra.

Reduzir a mão de obra excessiva, quando comparado à utilização da argamassa chapada à mão, é outra vantagem que o silo de argamassa apresenta, afinal, parte da logística está no equipamento, que bombeia o produto diretamente no pavimento em que será utilizado. Outro ponto a favor é evitar o risco de confusão entre as diferentes argamassas. Com o silo é possível trabalhar com um produto versátil, que atende tanto áreas internas quanto externas.

Case: silo de argamassa na prática

Um case mostrado aqui no Mapa da Obra apresentou as vantagens que o uso do silo de argamassa proporcionou ao bairro planejado da zona oeste de São Paulo, Jardim das Perdizes. O Sistema Matrix de argamassa pronta foi a solução eficiente e econômica no empreendimento de 250 mil m² de área.

A Votorantim Cimentos realizou um teste por oito semanas entre o Sistema Matrix Silo e o Sistema Matrix Ensacado, a fim de verificar qual teria o melhor rendimento. Para reunir as informações necessárias, foram escolhidas duas fachadas semelhantes, ou seja, com a mesma área de projeção e mesmo número de balancins.

Também foi usado o mesmo número de colaboradores, exceto no processo de transporte e na mistura do material. A coleta foi feita através do cálculo RUP (Razão Unitária de Produção), que comparou a quantidade de homens/hora necessários para a realização do serviço.

Na aplicação direta, o Sistema Matrix Silo apresentou rendimento equivalente a 14 m²/dia/homem, enquanto o Sistema Matrix Ensacado produziu 10 m²/dia/homem – 27% a menos.

Já na aplicação direta-indireta, o Sistema Matrix Silo proporcionou 13 m²/dia/homem de produtividade, contra 8 m²/dia/homem do Sistema Matrix Ensacado – 39% a menos.

Desta forma, o Sistema Matrix Silo foi a melhor opção para revestir a área externa do Recanto Jacarandá, sendo que a obra consumiu 1.144,79 m² de argamassa. Além de melhorar a produtividade, a solução apresentou alta qualidade no acabamento. Por ter sido projetada, a argamassa pronta apresentou melhor aderência à superfície.

Sistema Matrix

A Votorantim Cimentos oferece o Sistema Matrix para a aplicação de uma linha completa com uso do silo de argamassa. Trata-se da solução ideal para obras verticais, tendo em vista a considerável economia de espaço de canteiro, tempo e mão de obra no transporte vertical.

Além disso, o sistema também garante maior produtividade, redução de perdas e de mão de obra no processo de mistura e aplicação (este último no sistema de argamassa projetada).

Outra prática produtiva é a pintura com cal. A caiação traz agilidade e um ótimo custo-benefício para sua obra.Botão Site

 

Compartilhe esta matéria

Novo e-Book

Sistema Matrix:
a solução de fornecimento
em grande escala que
vai aumentar seus lucros

Mapa da Obra - E-book
X