Publicado em 13/01/2015Semurb On-line, o sistema de aprovação de projetos

Semurb On-line, o sistema de aprovação de projetos

Prefeitura de Campinas já tem sistema de análise e aprovação de projetos totalmente via web

Quase que do dia para a noite, os projetos de residências unifamiliares do município de Campinas, interior de São Paulo, passaram a ser aprovados em apenas 15 dias – e não mais em tempo mínimo de três meses. Foi implementado em setembro o Semurb On-line, da secretaria de urbanismo, que digitalizou todo o processo de apresentação e aprovação de projetos. “É muito mais transparência – o dono da obra recebe todos os emails trocados entre o projetista e a Semurb”, explica Cristina Martins, assessora técnica da secretaria.

São eliminadas as inúmeras visitas ao Semurb. O profissional vai até lá só ao final do processo, para carimbar documentos já aprovados. Além disso, o processo economiza a impressão de muito papel – é bem mais ecológico! -, o que só acontece no encerramento do trâmite, cuja duração total depende da agilidade do profissional em adaptar o projeto às exigências dos técnicos da prefeitura.

A adoção do sistema online foi vinculada ao desenvolvimento de novos processos internos, com reestruturação total da área na prefeitura. Assim, há técnicos dedicados exclusivamente à análise dos pedidos que chegam via web. A expectativa é que as etapas de aprovação junto a outras secretarias – como a do meio ambiente – também migrem para a plataforma digital.

Por hora, o sistema só atende projetos de residências unifamiliares e que não estejam dentro de condomínios.  Para 2015, demolições e edifícios comerciais, industriais e residenciais multifamiliares (verticais e horizontais) deverão se beneficiar.

Como acessar o Semurb

O primeiro passo é acessar o site e fazer um cadastro, realizado em até 48 horas úteis, se estiver tudo certo. “O projetista manda no máximo três documentos digitalizados”, conta Cristina. Daí em diante, o funcionamento do sistema é intuitivo. De qualquer maneira, o procedimento presencial ainda existe. “Nossa média atual é de oito processos físicos para cada processado online”, conta. A Secretaria trabalha na divulgação do benefício.

O cadastro só pode ser acessado com os navegadores Chrome e Firefox, informa a secretaria.

A alteração no escopo do projeto pode representar um ajuste inevitável. Saiba quando essas mudanças são necessárias e benéficas.Botão Site

 

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X