Publicado em 05/03/2014Rabo de rato: emenda simples de fios elétricos

Rabo de rato: emenda simples de fios elétricos

Apesar de simples, este tipo de emenda para fios elétricos requer cuidados especiais

Rabo de rato é o nome que se dá ao tipo mais simples de emenda de fios elétricos. É usado para prolongar condutores, unindo até quatro fios ou cabos. Para executar, basta ter em mãos alicate e fita isolante. O primeiro passo é desligar a rede elétrica, antes de começar. Desencape de cinco a sete centímetros do comprimento de cada condutor, nas extremidades, posicionando-os lado a lado, o mais próximo possível. É indicado usar um alicate par mantê-los unidos no momento de fazer a emenda.

Depois, as partes desencapadas dos dois condutores são torcidas, uma sobre a outra (lembrando que a rede elétrica deve ter sido previamente desligada!). Finalizada a torção com um alicate, a emenda é dobrada e só então isolada, com fita especial, sobre os fios de cobre expostos. De acordo com o engenheiro Tiago Silva, professor e instrutor de práticas profissionais da escola Orlando Laviero Ferraiollo, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Estado de São Paulo (SENAI-SP), todas as emendas devem seguir rigorosamente critérios estabelecidos pela norma ABNT NBR 5410/2004, da Associação Brasileira de Normas Técnicas.

“Emendas só podem ser realizadas em caixas de ligação, ou nas passagens, e nunca dentro dos eletrodutos. É preferível, sempre, optar por conectores no lugar das emendas. Se ainda assim for preciso emendar, o isolamento bem feito evita contato da fiação com resíduos, sujeira, ou mesmo com outros condutores, o que poderia causar curtos circuitos”, explica.

Qualquer tipo de rabo de rato será isolado com, no mínimo, duas voltas de um pedaço inteiriço de fita isolante (sem cortes), procurando deixá-lo bem esticado e com a mesma espessura do isolamento do condutor.

As argamassas direcionadas e de alta performance atendem com excelência o assentamento de todos os tipos de porcelanato. Quer saber qual a ideal para sua reforma?

Botão Site

 

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X