Mapa da Obra - E-book

Você busca conteúdos exclusivos sobre o mercado da construção civil?

Inscreva-se grátis e receba nossa newsletter.

Publicado por Carla Rocha em 09/06/2021Projeto estrutural: o que é e como fazer sua leitura
A elaboração de um projeto estrutural é um trabalho diferenciado que envolve certas particularidades, exige tanto conhecimento teórico como prático.Créditos: Shutterstock

Projeto estrutural: o que é e como fazer sua leitura

Projeto adequado auxilia a otimizar custos e reduzir desperdícios

A execução de uma obra, seja uma casa ou edifício, passa por uma série de etapas e demanda diversos profissionais da construção civil. O primeiro passo é a elaboração de um projeto estrutural, ou seja, uma análise, dimensionamento e detalhamento da estrutura para resistir às ações que irão atuar ao longo da vida útil e o projeto apresenta o tipo de estrutura que será utilizada e os seus elementos estruturais como vigas, pilares, lajes e fundação.

Após a definição dos itens exigidos na fase de projeto é indispensável para que a execução siga de acordo com aquilo que foi determinado em projeto a fim de garantir que cada uma das fases seja executada de forma adequada e também possibilitar a otimização de custos, recursos e redução de desperdícios. Para isso, é importante uma mão de obra qualificada também é um item fundamental para o sucesso de qualquer edificação.

Passo a passo para execução do projeto estrutural

Para Pedro Henrique Cerento de Lyra, professor de Engenharia Civil do Instituto Mauá de Tecnologia, de forma simplificada, a elaboração de um projeto estrutural pode ser subdividida em quatro etapas principais:

  • Definição de dados ou concepção estrutural

Quanto mais cedo o projetista tiver a definição de dados ou da concepção estrutural, menor vai ser o número de mudanças ou adaptações que serão realizadas durante a obra.

  • Análise estrutural

Nesse passo determinamos os efeitos dos carregamentos sobre a estrutura e seus elementos estruturais e conseguimos definir qual será o sistema estrutural.

  • Dimensionamento e detalhamento

Após definir o sistema estrutural, é possível desenvolver o projeto estrutural, dimensionar e detalhar todos os elementos estruturais. O detalhamento inclui a quantidade de elementos, seu posicionamento, espessura, dimensões, espaçamento, bitolas das armaduras, planta de fôrmas, tipo de fundação e outras informações para a execução correta da estrutura.

  • Emissão das plantas finais

         As plantas são emitidas para o cliente para que ele possa executar a estrutura.

  • Cuidados durante a execução do projeto estrutural

Ainda de acordo com o engenheiro e docente, existem alguns principais cuidados fundamentais durante a elaboração de um projeto estrutural que são os seguintes:

  • Campanha de sondagem para caracterizar o solo do terreno.

A elaboração de um projeto sem as informações necessárias da estrutura do solo dificulta a tomada de decisão relacionada ao tipo de fundação que se adequará aos pré-requisitos da obra, tanto no quesito da segurança como também da viabilidade econômica.

  • Levantamento topográfico

Os dados coletados no levantamento topográfico geram informações que posteriormente serão usadas para a elaboração de plantas e outras representações gráficas das características do terreno.

  • Correta caracterização da agressividade do ambiente da estrutura

O engenheiro é quem define a classe de agressividade ambiental da estrutura de acordo com a norma NBR 6118. A definição errada acarreta na diminuição da durabilidade da estrutura e o surgimento precoce de patologias na estrutura.

  • Modelo estrutural correto na análise estrutural

Um modelo estrutural deve simular o comportamento da estrutura real a ser projetada. Quando o modelo estrutural não condiz com o comportamento da estrutura, há uma grande possibilidade da estrutura apresentar um quadro de fissuração excessiva e, consequentemente, diminuindo a segurança e durabilidade da estrutura.

Bônus: a importância do preparo do profissional

A elaboração de um projeto estrutural é um trabalho diferenciado que envolve certas particularidades, exige tanto conhecimento teórico como prático. “Para elaboração do projeto estrutural é imprescindível conhecer as normas da ABNT que tratam sobre o tipo de estrutura que será projetada e o entendimento profundo da análise, dimensionamento e detalhamento das estruturas”, ressalta.

Disciplinas como resistência dos materiais, teoria das estruturas, estruturas de concreto e estruturas metálicas tem o foco no preparo do profissional na análise, dimensionamento e detalhamento. “Para a leitura é importante que o profissional consiga interpretar os desenhos que estarão no projeto estrutural. As disciplinas de desenho, representações gráficas e arquitetura das edificações fornecem esse preparo para o profissional”, complementa.

Clique aqui e confira as principais normas de cimento e concreto em um e-book especial e gratuito:
Compartilhe esta matéria

Obtenha 5 normas comentadas

NBR 6118, NBR 5738 e muito mais!

Mapa da Obra - E-book
X