Publicado em 15/04/2015Produção de bloco de concreto

Produção de bloco de concreto

Entenda por que o bloco de concreto de melhor qualidade é o industrializado

Não é só na mistura da argamassa que a água é um elemento importante. Também na fabricação de um bloco de concreto, seja ele de vedação ou estrutural, a quantidade de água adicionada ao cimento Portland e agregados tem que ser a necessária para hidratar o cimento, proporcionando fluidez e coesão da mistura – o que vai definir resistência, capacidade de absorção e bom desempenho da peça.

Mas não tente produzir seus blocos em casa, nem no canteiro: embora seja possível usar equipamentos simples na fabricação, o tipo de máquina também vai definir a qualidade do material, e seus custos.

“Equipamentos com maior energia de compactação e ajuste da vibração são os que otimizam o consumo de cimento e fazem os melhores blocos”, avalia o gerente de inovação e sustentabilidade da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), Cláudio Oliveira Silva. “Apenas na indústria dá para controlar essa produção – depois de desformado, o bloco de concreto deve curar em ambiente com temperaturas e nível de umidade controlados. Para produzir em canteiro, também seria preciso ter uma licença ambiental”, alerta.

Como é feito?
Primeiro, a mistura de cimento, agregados e água é homogeneizada em um misturador. O resultado dessa mistura é que tem que ser fluida e coesa (massa firme), e tal consistência só é obtida se a dosagem de cada material empregado for feita com precisão, de acordo com normas técnicas e um projeto de engenharia.

A massa é então vibrada e prensada, para que o bloco seja imediatamente desformado, ainda antes da cura. “A quantidade exata de água na mistura é muito importante”, reforça Silva. O excesso dela fará o bloco grudar na fôrma, ou se desfazer ao desmoldar. Ao contrário, se a água for muito pouca, o bloco não atingirá compactação adequada, perdendo resistência mecânica a peso e impactos – e ele também absorverá mais água.

Após desmoldar, o bloco  de concreto é curado em ambiente controlado até que a resistência do concreto permita seu manuseio para o transporte até a obra.

“Blocos de concreto podem ser usados apenas para vedação, isto é, quando as cargas da estrutura do edifício não são descarregadas nas paredes. Também há blocos de concreto estruturais, para levantar paredes que são, ao mesmo tempo, vedação e estrutura. A diferença é que os blocos de concreto estruturais têm paredes mais espessas e são mais resistentes à compressão”, explica.

Outra vantagem de comprar o produto industrializado é que o bloqueiro verifica a qualidade das peças: “Ferramenta bastante útil, para isso, é a certificação dos blocos”, relembra Silva. Para ter mais garantia, selecione sempre um fabricante com produtos certificados.

Além do selo de qualidade, também é possível verificar visualmente se os blocos estão bem feitos. “Eles devem ter arestas vivas e sem falhas, cor e textura homogêneas. Ao bater levemente em sua lateral com um martelo, o bloco deve produzir um som metálico, e ao jogar um pouco de água sobre sua superfície, o líquido é absorvido de forma lenta.”

Em caso de dúvidas, a norma de especificação para blocos de concreto é a ABNT NBR 6.136/2014, da Associação Brasileira de Normas Técnicas. Ela indica parâmetros dimensionais, de resistência e de absorção de água.

 

Descubra mais detalhes sobre os blocos de concreto, como características específicas e vantagens que podem auxiliar sua obra.Botão Site

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X