Votorantim Cimentos

Você busca conteúdos exclusivos sobre o mercado da construção civil?

Inscreva-se grátis e receba nossa newsletter.

Publicado em 10/01/2020Pré-moldados de concreto: descubra as vantagens
Os pré-moldados oferecem mais agilidade para a obra.Créditos: Shutterstock

Pré-moldados de concreto: descubra as vantagens

Entre os benefícios do pré-moldado estão maior controle de qualidade e obra mais racionalizada

Os pré-moldados de concreto são elementos estruturais, como vigas, pilares, lajes, contravigas etc., moldados previamente e fora do local de utilização definitiva, diferente das peças moldadas in loco, cuja fabricação é realizada diretamente no canteiro.

Tendo em vista que a construção civil necessita de cada vez mais rapidez e produtividade para todos os tipos de construções, esses elementos se tornam a melhor escolha, uma vez que promovem agilidade durante a execução e mais homogeneidade dos resultados.

Em parceria com o engenheiro Leonardo Menezes, diretor da Consciente Construtora, selecionamos algumas vantagens que serão decisivas na hora de você escolher seus pré-moldados de concreto são elementos ideais para a sua obra.

Obra mais racionalizada

Quando você escolhe produzir os elementos in loco diretamente nas lajes, existem duas opções: ou são encomendadas inúmeras betoneiras com concreto usinado ou destina-se grande parte do canteiro de obras para armazenar todos os materiais que vão dar vida a esses elementos (água, areia, cimento e pedras etc.). Consequentemente, esse processo gera mais resíduo, além de necessitar de mais mão-de-obra.

Os pré-moldados reduzem esse trabalho e proporcionam uma obra mais limpa e racionalizada, uma vez que já estão prontos para aplicação e não tomam esse grande espaço no canteiro. Ou seja, apesar de precisarem de um investimento inicial maior do que a construção convencional, ao longo da obra refletem em economia para a construtora.

Cronograma assertivo

Os pré-moldados também proporcionam planejamento mais assertivo nas obras. “Com a utilização desses elementos é possível programar o seu trabalho de acordo com o seu planejamento. Por exemplo, se você já sabe que semana que vem será realizada a etapa da construção do pavimento, já pode começar a realizar essas peças necessárias para essa etapa com certa antecedência”, comenta Leonardo.

Com essa programação, dificilmente a obra sofre com atrasos decorrentes de imprevistos com a produção dos moldados in loco, e é entregue dentro do cronograma planejado.

Velocidade na execução

A alta produtividade é o desafio – e o sonho – de todos os profissionais da construção e essa é a maior vantagem que os elementos pré-moldados apresenta. Não é à toa que, segundo Leonardo, eles são a escolha para obras de supermercado, shoppings, atacadões e outras obras de grande porte. “Quanto mais rápida a construção desses empreendimentos termina, o retorno das vendas é maior”.

 

 

Veja alguns modelos de pré-moldados para fornos e lareiras

https://www.mapadaobra.com.br/negocios/modelos-pre-moldados-para-fornos-e-lareiras/

 

 

Compartilhe esta matéria

Confira os detalhes da norma de desempenho

Baixe o e-book e veja como cumprir os requisitos!

Mapa da Obra - E-book
X