Publicado em 05/03/2013Planejamento de projetos otimiza tempo e gastos

Planejamento de projetos otimiza tempo e gastos

O planejamento adequado evita imprevistos e ajuda a controlar os custos durante a obra

Um planejamento de projetos adequado é o primeiro passo para evitar imprevistos que podem tomar tempo e dinheiro durante uma obra ou reforma. Por isso, confira os principais pontos que você precisa considerar nesta etapa, de acordo com Katia Sartorelli, da empresa NaReforma, especializada na qualificação de agentes do mercado de reforma e melhoria habitacional popular, e arquiteta do escritório Okna Arquitetura e Design.

Planejamento de projetos

Projeto em si: tenha sempre um projeto em mãos, ainda que simplificado para o caso de pequenas obras. O projeto tem valor legal e serve como ferramenta para a execução adequada, além ajudar no controle dos custos e das etapas da obra. Ele também é fundamental para pensar cuidadosamente se tudo está contemplado: instalações, acabamentos, esquadrias, etc.

Mão de obra especializada: antes de contratar, busque referências sobre a pessoa que vai executar o serviço, visite alguma obra que ela já fez ou peça indicação para pessoas de sua confiança. Faça um contrato com prazos, forma de pagamento e atividades que serão realizadas. O ideal é que o pagamento esteja atrelado às etapas da obra e a última parcela seja quitada ao final do serviço. Assim você garante a finalização do trabalho.

Relação de materiais: se você não tem um profissional encarregado de comprar os materiais, é importante ter uma lista dos materiais que vai precisar. Pesquise preços, mas não sacrifique a qualidade dos produtos. Atenção às datas de entrega, o andamento da obra depende da disponibilidade de materiais no local. Evite atrasos fazendo um cronograma com o profissional de execução. Não se esqueça de itens como caçamba para retirada de entulho, andaimes, equipamentos de proteção, que geralmente ficam fora do orçamento, causando surpresas durante a construção ou a reforma.

Acompanhamento da obra: é importante que um profissional acompanhe a execução das principais fases do projeto ou que você mesmo esteja presente, verificando se ela  está sendo executado corretamente.

Há condições plausíveis para alterações no escopo do projeto. Saiba quando elas são realmente necessárias!Botão Site

 

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X