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Publicado em 08/12/2017Vantagens de pisos intertravados em obras públicas
Como alternativa para obras públicas, execução de pisos intertravados é regida pela ABNT NBR 15953:2011 - Pavimento intertravado com peças de concreto — ExecuçãoCréditos: Shutterstock

Vantagens de pisos intertravados em obras públicas

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Usados em calçadas, praças e ciclovias, os pisos intertravados são executados com peças modulares de concreto, pré-fabricadas, de vários formatos e cores. As peças são assentadas sobre um colchão de areia e travadas por encaixe e bloqueios laterais (em guias e muros). Os formatos mais comuns são retangular, raquete, 16 faces e sextavado. A resistência à compressão pode ser de 35 MPa ou 50 MPa, em espessuras de 6 cm , 8 cm ou 10 cm.

De acordo com normas técnicas que ditam regras de fabricação das peças, sua absorção de água não pode ultrapassar 7%. A resistência à abrasão varia de acordo com a carga que irá suportar – no caso de empilhadeiras, o desgaste máximo admitido é de 23 mm. Independente do formato do bloco, o assentamento é simples, iniciado pelo nivelamento e compactação do solo e da sub-base. A sub-base pode ser preparada com brita, pó de pedra ou pedrisco.

O encaixe de peças dos pisos intertravados tem forma de espinha de peixe (para vias com tráfego de automóveis), quadrado ou amarração (para pedestres). Na hora de comprar os blocos de concreto, é importante estar atento à qualidade de produção do material. Para Claudio Oliveira Silva, gerente de inovação e sustentabilidade da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), o mais indicado é escolher peças com algum tipo de certificação, como o selo ABCP de conformidade com normas técnicas.

 

Assentamento de pisos intertravados

De acordo com a Norma Técnica ABNT NBR 15953:2011 – Pavimento intertravado com peças de concreto —Execução o assentamento das peças de concreto deve ser executado dessa forma:

  1. A primeira fiada deve ser assentada conforme estabelece o padrão de assentamento do projeto, respeitando o esquadro e o alinhamento previamente marcados;
  2. O assentamento das peças pode ser manual ou mecanizado e deve ser executado sem modificar a espessura e uniformidade da camada de assentamento;
  3. É importante saber que as peças não podem ser arrastadas sobre a camada de assentamento até sua posição final;
  4. É preciso manter as linhas-guia à frente da área de assentamento das peças, verificando regularmente o alinhamento longitudinal e transversal;
  5. Por final, deve-se efetuar os ajustes de alinhamento das peças, mantendo as espessuras das juntas uniformes.

 

Vantagens

– Possibilidades arquitetônicas múltiplas;

– Pode se adaptar a qualquer projeto, incorporando características locais ao próprio pavimento;

– Fácil execução;

– Durabilidade;

– Facilidade de manutenção e possibilidades de reuso e reciclagem;

– Custos que são competitivos com o mercado;

– Custo baixo de manutenção.

 

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