Votorantim Cimentos
Publicado em 02/03/2013Pavimento de concreto é opção para corredor de ônibus

Pavimento de concreto é opção para corredor de ônibus

Sistema construtivo de pavimento de concreto gera economia de recursos públicos e segurança a usuários

Nos próximos anos, deverão ser construídos cerca de 600 quilômetros de corredores de ônibus financiados pelo Governo Federal, por meio do PAC Mobilidade Urbana Grandes Cidades. Essa estimativa, reforçada pelos preparativos para o País sediar a Copa em 2014 e as Olimpíadas em 2016, amplia a discussão sobre a utilização dos melhores sistemas construtivos que garantam qualidade ao transporte público e eficiência a investimentos de recursos públicos. A implantação de corredores exclusivos de ônibus exige projetos de infraestrutura que contemplem um pavimento de concreto qualidade, durável, capaz de suportar trânsito pesado e constante, e de baixa manutenção.

Leia também: Os 4 desafios do mercado imobiliário em 2018

 

Benefícios do pavimento de concreto

Esse tipo de pavimento é a opção eficiente para o caso, por ter vida útil maior que as demais alternativas, não sofrer deformações plásticas e não ser atacado pela ação de combustíveis.O material tem custo competitivo e alta durabilidade: no Brasil há pavimentos com mais de cinquenta anos de uso. Além disso, proporciona melhores condições de segurança a motoristas e passageiros, porque reduz as distâncias de frenagem, não provoca aquaplanagem e deformidades, o que proporciona conforto de rolamento. Devido à cor clara, o pavimento ainda reduz a temperatura ambiente e gera economia com gastos em iluminação pública. O sistema construtivo está nos principais corredores de ônibus de Curitiba, São Paulo, Porto Alegre, Brasília e Belo Horizonte e na Via Expressa em Belo Horizonte.

Você conhece quais são os cuidados necessários com o transporte de concreto? Do volume de material transportado à limpeza do caminhão betoneira, é fundamental planejar bem todos os passos da entrega dessa carga.Botão Site

 

 

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X