Votorantim Cimentos
Publicado em 27/02/2013Paredes de concreto moldadas in loco: vantagens e desvantagens
Paredes de concreto moldadas in loco reduzem tempo de obra Créditos: Shutterstock

Paredes de concreto moldadas in loco: vantagens e desvantagens

A moldagem de paredes e lajes de concreto na própria obra traz rapidez e economia em construções habitacionais

Quando se trata de produção habitacional em larga escala, a utilização do sistema de paredes de concreto moldadas in loco, ou seja, da moldagem da laje e da parede de concreto na própria obra, pode ser uma importante aliada. O sistema é altamente industrializado e assegura condições técnicas ideais para a construção de conjuntos habitacionais de grande e médio porte. Por isso, é recomendado para empreendimentos que exigem prazos de entrega curtos, economia e otimização da mão de obra, explica a engenheira Glécia Vieira, coordenadora da Comunidade da Construção da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP).

Comum em empreendimentos habitacionais oriundos do Programa do Governo Federal Minha Casa Minha Vida (MCMV), por exemplo, a metodologia constitui em paredes e lajes maciças moldadas por meio de estruturas metálicas. As dimensões das peças e das fôrmas das paredes são modificadas a depender de cada projeto.

Sistema parede de concreto

Com o sistema parede de concreto é possível fazer um planejamento completo da obra, eliminar processos artesanais e improvisados, reduzir o número de trabalhadores no canteiro, facilitar o treinamento de mão de obra, reduzir o prazo de execução e aumentar os indicadores de produtividade. Quanto à qualidade final, como toda obra, está diretamente relacionada ao material utilizado.

Tendo o concreto como um dos principais elementos, o sistema oferece solução segura através de diferentes tipos do material testados e aprovados em laboratórios e institutos com base na norma ABNT NBR 15575, que abrange itens como desempenho térmico e acústico, resistência a impacto e permeabilidade da superfície. Para saber mais sobre as diretrizes para a execução de empreendimentos à base de parede de concreto, acesse o site da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP).

ABNT NBR 15575

Com a aprovação da Norma de Desempenho – NBR 15575, em 2013, foi possível apresentar projetos mais assertivos e edificações, por final, mais seguras. A NBR 15575 contempla aspectos como: habitabilidade, sustentabilidade, nível de desempenho, projetista, usuário, construtor/incorporador, diretrizes para implantação e entorno, desempenho estrutural, estanqueidade, desempenho térmico, entre outros pontos que envolvem o projeto. A questão estrutural das edificações também é evidenciada na norma, em sua segunda parte, chamada de “Requisitos Estruturais”. Nessa parte é possível verificar os índices de resistência determinados para apresentar o melhor desempenho.

Vantagens

  •         Agilidade na construção;
  •         Uso racional de materiais construtivos;
  •         Diminuição do número de mão de obra;

Desvantagens

  •         Alto custo com relação às formas;
  •         Como as formas são moldadas para cada projeto, na maioria dos casos, não são reutilizáveis;
  •         Caso sejam necessárias reformas, os custos serão altos devido ao trabalho necessário para a quebra das paredes;

Agora, saiba mais sobre o sistema Matrix de argamassas que a Votorantim Cimentos oferece em seu portfólio: 

Botão Site

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X