Publicado em 06/05/2014Tráfego ampliado

Tráfego ampliado

São Paulo terá dois novos aeroportos para voos regionais, nacionais e internacionais

O estado de São Paulo ganhará dois novos aeroportos: o Catarina, em São Roque, no interior do Estado, para voos executivos domésticos e internacionais, e outro no Guarujá, litoral, para tráfego aéreo regional. O aeroporto executivo privado internacional de São Roque contará com amplo complexo de torres comerciais, formando uma minicidade.

Segundo a incorporadora JHSF, seus dois milhões de metros quadrados de área e duas pistas – uma de 2.470 m e outra de 2.000 m, além de hangares, oficinas de manutenção, torres de controle, heliponto e terminal de passageiros – atenderão a praticamente 99% dos modelos de jatos executivos em circulação, com aproximadamente 200 mil pousos e decolagens por ano.

A JHSF já recebeu licença de instalação, além da aprovação do Conselho de Meio Ambiente (Consema) e da Secretaria de Aviação Civil (SAC) para a execução do projeto. O terreno está junto à Rodovia Castello Branco (SP-280), com ligação direta às marginais Pinheiros e Tietê, na capital paulista. Apesar de ser um aeroporto executivo fruto de investimentos da iniciativa privada, o uso do Catarina será público. Primeiro a explorar o modelo privado de operação pública e internacional no Brasil, também será o primeiro a oferecer oportunidades de empreendimentos variados e em sinergia com o transporte aéreo.

Paralelamente, a prefeitura do Guarujá recebeu permissão para iniciar os estudos ambientais de implantação de seu novo aeroporto, em área de 280 mil m². Para 20 voos diários, os investimentos não devem passar de R$ 100 milhões. “Atualmente o local é ocupado pela Base Aérea de Santos, com pista de 1.390 m, que será aproveitada e adaptada. Além disso, serão construídos pátio de aeronaves, terminal de passageiros, estacionamentos, vias de acesso e equipamentos relacionados à atividade aeroportuária”, aponta Dario Lima, diretor de desenvolvimento aeroportuário do Guarujá.

A prefeitura entregará ainda à SAC o modelo pretendido de concessão do aeroporto à iniciativa privada. Segundo Dario, todas as empresas aéreas brasileiras com foco na aviação regional já demonstraram interesse no projeto, e grandes grupos de construção também sinalizaram interesse no empreendimento. “A intenção é iniciar operações em 2015”, revela.

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