Publicado em 19/02/2016Inovação no portfólio de cimentos Votorantim marca os 83 anos da empresa
Em 2015, a fábrica da Votorantim Cimentos de Porto Velho (RO) venceu na categoria: Projeto de Inovação, Ambiental ou de Sustentabilidade do Cimento

Inovação no portfólio de cimentos Votorantim marca os 83 anos da empresa

Novos tipos de cimentos Votorantim visam reduzir custos da obras sendo mais específicos e assertivos para cada tipo de obra. Confira!

A Votorantim Cimentos inicia o ano de 2016 com uma grande novidade na construção civil: novo portfólio de cimentos Votorantim com os primeiros produtos para cada tipo de obra. É a inovação mais significativa no portfólio da empresa nos seus 83 anos de história e é mais um passo para “descomoditizar” o cimento.

Com um modelo comercial focado no cliente, foram ouvidos mais de 400 profissionais da construção e realizados cerca de 100 testes em todo o Brasil. O objetivo foi entender as necessidades, expectativas e percepções dos consumidores finais e também dos lojistas de materiais de construção a respeito do cimento da empresa.

A pesquisa mostrou que os profissionais da construção identificam os produtos pela sua necessidade de aplicação, mas a indústria os classifica a partir das normas técnicas. Daí surgiu a decisão de inovar o portfólio, sob a ótica do consumidor, diferenciando os produtos pelo tipo de aplicação e facilitando a escolha do cliente.

Os cimentos Votorantim passam a ser comercializados por tipo de obra e aplicação e as embalagens, agora, destacam a função do produto, trazem dicas de aplicação e detalhes de tempo de secagem, resistência e traço. A sacaria está mais intuitiva e informativa. O Mapa da Obra entrevistou o Gerente Geral de Marketing e Keys Accounts da Votorantim Cimentos, Ricardo Soares de Andrade. Acompanhe os principais trechos da conversa:

Mapa da Obra – O que o senhor considera como fator(es) decisivo(s) para a Votorantim Cimentos ter alcançado e se mantido na liderança no mercado nacional e configurar entre as 10 maiores mundiais?

Ricardo Soares de Andrade – A qualidade do time Votorantim é o primeiro destaque. Além disso, sempre tivemos coragem para arriscar em expansão constante da capacidade produtiva em todo o território nacional; entrar em novos negócios como argamassas, concreto e agregados, que complementam nosso portfólio; e realizar mudanças nas nossas estratégias, buscando cada vez mais atender cada segmento de maneira diferenciada e especializada, com produtos e serviços inovadores.

MDO – Como o senhor define o posicionamento da Votorantim Cimentos no mercado?

Ricardo Andrade – Com os cimentos Votorantim estamos estruturados por segmento de clientes, as Trilhas de Negócios, o que permite um maior foco e proximidade com os clientes. Para cada segmento (Autoconstrução, Imobiliária, Indústria e Infraestrutura), temos uma estratégia específica, definida em função de quais são os desafios que os clientes deste segmento enfrentam e o que a Votorantim pode fazer para ajudá-los a vencer estes desafios. Esta estratégia é desdobrada em diversas ações que são implementadas pelos times de vendas regionais especializados em cada segmento. Buscamos a liderança em cada segmento e região que atuamos, com produtos e serviços diferenciados que nos permitam ter sempre a preferência do cliente e, com isso, ter o maior market share e os melhores preços. Queremos ser a referência no mercado de materiais básicos de construção, reconhecidos pelo nosso foco no cliente e por inovar em nossos produtos e serviços.

MDO – Qual a importância da inovação para a Votorantim Cimentos?

Ricardo Andrade – Inovação é um driver estratégico para a Votorantim Cimentos, que tem intensificado nos estudos e pesquisas visando à oferta de produtos que reduzam os custos das obras de seus clientes. Os investimentos em inovação sob a perspectiva do cliente nos permitiram desenvolver produtos inovadores, como concreto de alta resistência – que reduz o número de pilares de grandes construções, ampliando a área disponível nos edifícios; o concreto autoadensável, que não necessita ser espalhado, demandando menos mão de obra e finalizando o trabalho com mais agilidade; e o concreto permeável – adequado para captação e reaproveitamento de água da chuva. Um premiado case de inovação da companhia é o do cimento de menor impacto ambiental, produzido a partir da argila pozolana. O processo de fabricação deste cimento alcançou reduções significativas na emissão de gases e resíduos, no uso de água e energia e até no custo de produção: em comparação com o processo convencional, emite 50% menos CO², gera 10% menos resíduos e consome menos 25% energia elétrica, 10% energia térmica e 40% de água. Há, também a Decoratta, uma massa para acabamento fino de baixa espessura, de excelente trabalhabilidade, fácil de aplicar, com alta aderência e resistência, indicada para o acabamento de paredes e tetos em áreas internas. Tem secagem rápida e dispensa lixamento, evitando sujeira e agilizando o cronograma da obra

MDO – Qual a perspectiva para 2016?

Ricardo Andrade – 2016 inicia como mais um ano desafiador, espera-se retração do consumo de cimento no Brasil decorrente da combinação de um ambiente de queda do PIB, inflação, crise na esfera política, etc. Diante deste contexto  temos que cada vez mais nos aproximar dos clientes, entender suas necessidades e desafios e oferecer os produtos e serviços corretos. Temos que garantir que a Votorantim Cimentos seja sempre a primeira escolha dos clientes, em todos os segmentos que atua.

 

Conheça os novos cimentos Votorantim e confira todas as informações sobre esta grande inovação.  

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