Publicado em 03/03/2017Engenheira cria GreenCake, blocos feitos a partir de escombros da guerra
A engenheira Majd Mashharawi quer ajudar a reconstruir GazaCréditos: Divulgação

Engenheira cria GreenCake, blocos feitos a partir de escombros da guerra

Os blocos GreenCake são produzidos com cimento e pó proveniente dos escombros, têm baixo custo e alta qualidade

A guerra é propulsora de violência, destruição e infinitas desgraças. Agora imagine um lugar com três guerras em apenas seis anos e um cerco forçado há mais de 10 anos. Assim é a Faixa de Gaza, um território palestino localizado na costa oeste de Israel, na fronteira com o Egito, marcado também pela pobreza e superpopulação – são 1,7 milhões de habitantes e uma área de menos de 40 km de extensão e outros poucos quilômetros de largura lotada de favelas. Mas mesmo em lugares como na Faixa de Gaza  surgem novidades, como o GreenCake.

Essa realidade gerou grave escassez de alimentos, remédios, suprimentos em geral e, também, materiais de construção, algo extremamente importante em um local que requer constante reconstrução. Para se ter uma ideia, a demanda de blocos de construção atingiu 40 mil blocos/dia.

Foi em meio a esse cenário que a engenheira civil Majd Mashharawi enxergou uma possibilidade: produzir blocos a partir dos escombros da guerra. Assim surgiram os GreenCakes, blocos de construção ecológicos de alta qualidade e baixo custo, usados para ajudar a reconstruir casas que foram destruídas pelas guerras.

Problemas a serem resolvidos

Majd possui também uma preocupação ambiental, por isso, precisou entender e analisar as condições na Faixa de Gaza.

Cinzas – O mundo ainda depende da combustão do carvão para gerar eletricidade e outras atividades, o que resulta em uma enorme quantidade de cinzas. Este pó inutilizável, quando enterrado, causa poluição direta da água subterrânea, uma vez que permeia rapidamente através do solo. A combustão de carvão na Faixa de Gaza gera mais de sete toneladas de resíduos semanalmente.

Qualidade, preço e peso de blocos comuns locais – As pessoas prezam muito pelos preços de blocos, especialmente de cimento, pois tudo é muito caro e existem severas restrições políticas. Assim, as fábricas produzem blocos de construção sob padrões estimados apenas para trazer mais lucros, com qualidade muito baixa. Além disso, não há blocos de peso leve em Gaza, pois não é permitida a importação.

Motivação

Majd, com apoio da amiga Rawan, percebeu que poderia criar uma solução imediata, adaptável, acessível, durável – utilizando recursos sempre disponíveis – para compensar a lacuna do mercado.

Produção

Os blocos ainda serão aperfeiçoados para melhorar as especificações e criar uma pequena linha de produção. A substituição de agregados pelas cinzas permitiu que o bloco adquirisse leveza e grande resistência, a um custo bem mais baixo. O preço do bloco GreenCake é significativamente menor do que o bloco comum, devido ao uso eficiente do cimento.

A equipe GreenCake tem participado de concursos e ações direcionados a start-ups e até já ganhou um prêmio: o Japan Gaza – Innovation Challenge. Mas ainda há muitos obstáculos a serem enfrentados em um lugar devastado pela guerra. A primeira construção com os blocos foi em setembro de 2016 e outras centenas estão por vir.

Agora que você já conhece os inovadores blocos Greencake, descubra também o robô pedreiro que lança argamassa e faz assentamentos.Botão Site

 

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X