Votorantim Cimentos
Publicado em 15/11/2018Forro de PVC: vantagens e desvantagens
Material de PVC é 100% reciclávelCréditos: Shutterstock

Forro de PVC: vantagens e desvantagens

Além de sustentável, o forro de PVC têm como característica principal a impermeabilidade

Indicado para situações que necessitem de uma redução dos custos de execução do forro, por exemplo, o PVC tem se mostrado um material bastante vantajoso para o mercado de construção civil. Atendendo uma das premissas fundamentais da construção, atualmente, que é a sustentabilidade, o forro de PVC é um material 100% reciclável.

“Entre as principais características do forro PVC está a impermeabilidade, o que torna o material mais resistente à umidade, à proliferação de bactérias, cupins e infiltrações. É um material durável, impermeável e de baixa manutenção”, afirma Caroline Valadão, engenheira civil e professora da Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

De acordo com a professora Cynthia Barbieri Diezel Munhoz, do curso de Engenharia Civil do Instituto Mauá de Tecnologia, o forro de PVC também pode ser aplicado em situações em que as áreas apresentem tendência às movimentações e umidade. Sua versatilidade permite a aplicação em ambientes quentes, como quartos e salas, e úmidos, como banheiros e cozinhas.

“É importante destacar que o produto não sofre danos com o vapor, por exemplo, que sai do chuveiro e do fogão. O forro também é aplicável às cozinhas por não absorver gorduras e não deixar marcas ou manchas no equipamento”, explica a docente da Universidade Prebisteriana Mackenzie.

Existe uma grande variedade de forros de PVC para escolha do consumidor final. “Há no mercado produtos com resistência e formatos diferenciados”, afirma a docente Cynthia Barbieri Diezel Munhoz. Os modelos se diferem em dimensões e texturas, se destacando no mercado aqueles que promovem um aspecto semelhante à madeira.

Vantagens do forro de PVC

  •         Composto por materiais 100% recicláveis, o que favorece a preservação do meio ambiente;
  •         Apresenta praticidade na execução das obras;
  •         O transporte, a instalação e a manutenção do forro de PVC são facilitados devido a sua baixa densidade e simplicidade de montagem;
  •         É impermeável e resistente.

Desvantagens do forro de PVC

  •         Não funciona como um bom isolante térmico e acústico;
  •         Seu fornecimento é em ripas.

Normas que regem o material PVC relacionadas ao forro:

ABNT NBR 14285-1:2018: Perfis de PVC rígido para forros – Parte 1: Requisitos para cores claras;

ABNT NBR 14285-2:2018: Perfis de PVC rígido para forros – Parte 2: Método de ensaio;

ABNT NBR 14285-3:2018: Perfis de PVC rígido para forros – Parte 3: Procedimentos para estocagem, manuseio, instalação e operação;

 

Já pensou em como a lixa de parede pode melhorar o acabamento de paredes?

Botão Site

 

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X