Mapa da Obra - E-book

Guia das redes sociais para sua loja

Baixe agora!

Publicado por Carla Rocha em 19/02/2021Ferramentas online: conheça simuladores que podem ajudar nas vendas
O comportamento do consumidor mudou bastante nos últimos meses e fez com que os pequenos empresários buscassem novas formas de atendimento.Créditos: Shutterstock

Ferramentas online: conheça simuladores que podem ajudar nas vendas

Ferramentas ajudam para que o consumidor possa escolher os produtos com maior propriedade

Os lojistas de materiais de construção passaram por meses desafiadores no último ano onde precisaram se reinventar por conta da pandemia. A digitalização de processos também foi outro tema em alta e o uso de ferramentas online, que pudessem auxiliar o lojista em suas vendas, aumentou consideravelmente.

O próprio uso das redes sociais como ferramentas digitais para a loja, como canal alternativo de vendas, também trouxe uma nova forma de se aproximar do cliente, o que colaborou com resultados bem positivos para o setor. Além disso, o comportamento do consumidor também mudou bastante nos últimos meses, o que fez com que os pequenos empresários buscassem novas formas de chegar até ele.

Para Ricardo Adachi, diretor do Sincomavi-SP e da Rede de Lojas Conibase, esse é um caminho sem volta e que tende a crescer ainda mais. “Nós temos duas ferramentas digitais aqui na loja. Uma delas se trata de uma plataforma onde colocamos os dados da loja e fazemos toda a venda”, ressalta. Entre as vantagens, ele destaca que o uso de um modelo semi-pronto trouxe mais facilidade. “A gente desenvolve junto com eles e outros lojistas a melhoria e aprimoramento dessa ferramenta”, destaca.

Adachi conta que também começou a utilizar uma ferramenta que elabora campanhas de desconto e promoções. “Ela é uma ferramenta bem voltada especificamente para lojistas e isso faz como que as coisas aconteçam de maneira mais rápida e direcionada. A parte negativa é a parte de engessamento e mudanças, pois se a gente quiser fazer algo mais personalizado, entra diversos fatores que dificultam esse processo”, destaca.

Uso do chatbot para atendimento ao cliente

Outro tipo de ferramenta digital que tem sido muito utilizada pelos lojistas de materiais de construção envolve o uso de chatbot. Neste tipo de ferramenta online, é possível concentrar vários canais de comunicação em um só lugar, como Facebook, WhatsApp, Telegram e chat do site. Essa unificação é positiva, pois concentra o histórico de tudo que foi realizado com o cliente, como perguntas, apoiando a gestão de atendimento do cliente. Além disso, esse chatbot possui uma inteligência que ensina, ao decorrer do tempo, a ferramenta a identificar e aprimorar as perguntas e respostas que o cliente venha a fazer ou a responder as informações que ele venha solicitar. Para Adachi, a parte negativa é que o custo é por mensagem, então, é necessário formular respostas que não gerem novos cliques de respostas, pois esse valor será cobrado.

“Outra ponto importante é que essas ferramentas online fazem com que a loja tenha uma abrangência muito maior e provoca também o crescimento da visibilidade da companhia”, ressalta o representante do Sincomavi-SP. Ainda de acordo com Adachi, uma das desvantagens com relação as novas ferramentas se dá por conta dos funcionários. “Fazer com que eles utilizem essa ferramenta no celular é um pouco difícil. Existe dificuldade para a mudança de hábito e para o uso de novas tecnologias”, alerta.

Vale destacar que as ferramentas online são complementos ao trabalho já feito na loja, então, isso vira um ecossistema onde o cliente entra pela loja e passa a finalizar a compra de maneira online ou vice versa, então, por isso, tudo deve coexistir e a tendência é aumentar isso cada vez mais. “Com isso, o cliente sabe que não importa o horário que ele acione a loja, em algum momento, ele será respondido e isso não vai se perder”, complementa.

Já conhece o novo simulador de rejunte da Votorantim Cimentos?

Pensando em formas de auxiliar o consumidor e, principalmente, o lojista de materiais de construção, a Votorantim Cimentos criou uma nova ferramenta que simula as cores de rejunte para o consumidor final que está na fase de acabamento e busca muito por referência de cor e ambiente, o que pode facilitar também na hora de realizar uma venda na loja. A ferramenta online Simulador de Rejunte Votomassa permite a visualização do resultado final da obra em um ambiente genérico, para que o consumidor possa escolher os produtos de interesse com maior propriedade.

“Pensamos justamente em criar uma ferramenta prática para atender o lojista que já faz esse atendimento de forma remota e terá mais uma facilidade para realizar as suas vendas de maneira consultiva através do WhatsApp”, explica  Mirela Pankowski, da área de Comunicação Integrada de Marketing da Votorantim Cimentos. Outro ponto enfatizado no desenvolvimento da ferramenta é a forma como o varejista tem vendido os seus produtos através do WhatsApp, que já é o segundo canal de vendas de milhares de lojas e o principal canal digital de muitas delas.

Para conferir mais detalhes sobre o Simulador de Rejunte da Votorantim Cimentos clique aqui:

https://www.mapadaobra.com.br/inovacao/simulador-de-rejunte/
Compartilhe esta matéria

Guia das redes sociais para lojas de materiais

Quero ler!

Mapa da Obra - E-book
X