Mapa da Obra - E-book

Engemix para pequenas obras!

Baixe grátis!

Publicado por Carla Rocha em 27/05/2021Ferramentas mais procuradas para pequenos reparos
Ferramentas elétricas são facilitadoras de trabalho para “Faça Você Mesmo”Créditos: Shutterstock

Ferramentas mais procuradas para pequenos reparos

É fundamental buscar o apoio de um profissional ou loja especializada para comprar a adequada

A alta no custo de mão de obra e a escassez de bons profissionais no mercado estão impulsionando o famoso “faça você mesmo”, o que tem incentivado muitos a terem algumas ferramentas básicas em casa, como chaves, alicates, martelo, furadeira e parafusadeira elétrica, entre outros itens indispensáveis para pequenos reparos. De acordo com Fernando Uehara, diretor da Cafer e associado do Sincomavi-SP, quando se trata de material de construção ou material básico, a loja tem à disposição em pequenas quantidades, como areia, pedra, tijolos ensacados necessários para algum reparo rápido e pequeno. “Quando se trata de ferragens, um dos itens mais procurados são os suportes para prateleiras ou mão francesa, além de fechos, travas e dobradiças”, destaca.

Ainda segundo o lojista, as fechaduras também são itens bem cotados para pequenos reparos, pois por serem itens de alta utilização nas casas, acabam dando manutenção, “mas orientamos a procurar substituir pela mesma marca e modelo, o que evita maiores transtornos no momento da troca”, complementa. Uehara destaca ainda que sua loja é especializada em pequenos reparos, uma pela localização, por estar próximo dos clientes basicamente em áreas residenciais. “Somos muito conhecidos nas regiões onde atuamos como a “loja que tem de tudo”, é comum ouvirmos dos clientes “se não encontrarmos aqui, não vou achar em lugar nenhum”, principalmente, quando se trata de materiais e peças para pequenos consertos”, destaca.

Confira os pequenos reparos mais procurados em 3 tipos de segmentos:

Segmento Hidráulico

Normalmente, as necessidades mais procuradas nas lojas são do segmento de hidráulica, ou seja, são de peças para reparar registros e torneiras para evitar “quebradeiras” e com isso, transtornos maiores. “Outra demanda que nos deparamos é quando o cliente vai fazer um furo na parede para colocar um parafuso com bucha ou coisa do gênero e acaba acertando um encanamento, nós temos peças que ajudam a fazer o reparo em casa”, ressalta. Além disso, também são muito procurados materiais para reparos de válvulas e caixas de descarga. “Esses itens são muito procurados e também é preciso dispor de uma ampla variedade de peças, modelos e marcas”, complementa.

Segmento elétrico

Já no segmento elétrico os reparos mais comuns são a necessidade de troca de resistências de chuveiro e duchas elétricas, na qual existe uma variedade enorme de modelos e marcas. Queima de disjuntores também é uma demanda que existe, assim como troca de tomadas e interruptores, mas são reparos mais indicados a serem feitos por profissionais pelo perigo de choques e curtos circuitos. É importante que as lojas sempre tenham vendedores preparados para orientar os clientes da melhor opção e quais os devidos cuidados para um reparo sem riscos.

Segmento de acabamento

Na área da pintura, existe uma gama enorme de acessórios que facilitam pequenos reparos, como misturador de tinta adaptável em furadeiras, rolos de pintura que evitam respingos, etc., além de tintas e massas em latas com pequenas quantidades que viabilizam a pintura de uma única parede ou porta, onde a criatividade pode rolar solta.

Dica bônus

É muito importante que o consumidor, antes de realizar pequenos reparos por conta própria, busque algum tipo de orientação, pois existem muitas possibilidades, mas sempre tem alguma que se encaixa melhor para a sua necessidade. “Uma dica que nós damos é que procure nas redes sociais, como no YouTube, tutoriais antes de sair comprando ou até consultar em uma das nossas lojas as melhores opções para um melhor reparo”, orienta. A avaliação de um profissional da obra especializado na área em que o reparo será feito é muito importante e pode evitar, inclusive, gastos desnecessários com materiais. Quando se fala de hidráulica e de elétrica, o conselho é que realmente não se faça nenhum trabalho sem um profissional capacitado e experiente.

Quer saber mais sobre a etapa de pintura de uma obra? Confira em nosso e-book especial e gratuito: http://mapadaobra.rds.land/etapa-pintura

Compartilhe esta matéria

Como contratar Engemix para pequenas obras

Quero ler!

Mapa da Obra - E-book
X