Publicado em 20/04/2018Conheça 9 novidades presentes na FEICON 2018
Núcleos de conteúdo promovidos durante a feira levaram conhecimento tanto para varejistas quanto para engenheirosCréditos: Aline Fernandes_Mapa da Obra

Conheça 9 novidades presentes na FEICON 2018

Feira que ocorreu entre os dias 10 e 13 de abril trouxe proposta inovadora para aumentar relacionamentos e negócios

Feicon Batimat 2018, realizada na última semana – entre os dias 10 e 13 de abril – contou com mais de 700 expositores da indústria da construção civil e expectativa de 90 mil pessoas ligadas à cadeia do setor e da arquitetura de todo o Brasil e da América Latina. Além de apresentar materiais inovadores na construção civil que propõem melhorias no desenvolvimento das obras, a proposta da feira contou com espaços de conteúdo e, também, de relacionamento entre expositores e profissionais da área.

Confira 9 destaques da Feicon Batimat 2018: 

 

Feicon 2018
Palestra do Rainer Schmidt, global head de marketing da Akzo Novel do negócio de tintas decorativas durante o Encontro VMC

Encontro VMC:

Como parte importante do núcleo de conteúdo da Feicon, o Encontro VMC (Varejo de Material de Construção) ocorreu no segundo dia de evento (11). Entre as discussões, o destaque veio para a necessidade de transformação digital do setor e o sucesso de companhias internacionais.

Alguns dos palestrantes foram: Guillermo Elgueta, CEO da Construmart; Patrick Cassidy, CEO da United Hardware, maior rede irlandesa de lojas de material de construção; Rainer Schmidt, global head de marketing da Akzo Novel do negócio de tintas decorativas; Edson Jr., responsável pela área comercial do Google desde 2012.

Feicon 2018
O arquiteto Sérgio Leosin apresentou conceitos sobre o BIM e referente ao projeto da Biblioteca Nacional BIM durante o seminário

1º Seminário BIM:

Também no segundo dia de evento (11), foi realizado o 1º Seminário BIM. Além de palestras que evidenciaram os benefícios do modelo, o encontro abordou a novidade da Biblioteca Nacional do BIM (BNBIM), que está sendo formatada pelo Comitê Estratégico de Implementação do BIM.

O seminário foi organizado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e teve apoio da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Construção (ABRAMAT).

Feicon 2018
Alessandro Saade palestrou sobre Marketing Tradicional e Virtual no Espaço Sincomavi Escola de Negócios

Espaço Sincomavi Escola de Negócios:

O Sincomavi promoveu, durante toda a feira, um espaço com palestras gratuitas para troca de experiência e atualização e capacitação profissional.

O Espaço Sincomavi Escola de Negócios abordou conteúdos, como: gestão de categorias, vendas 360º, transformação do e-commerce em uma oportunidade, formação de preços, como montar uma equipe de vendas, pós-venda e atendimento na loja, marketing tradicional ou virtual, layout de loja, análise de crédito, planejamento estratégico para operação de loja, entre outras.

Feicon 2018
Adriano Sá foi o mediador do Simpósio Sincomavi e levou discussões de como as marcas devem trabalhar sua identidade

Simpósio Sincomavi:

No terceiro dia da Feicon Batimat 2018 (12), foi realizada a 14ª edição do Simpósio Sincomavi, que abordou, predominantemente, as oportunidades do comércio eletrônico e como a sinergia entre PDVs físicos e virtuais podem contribuir para o desenvolvimento de marcas e aumento de vendas.

Com palestras voltadas para as mudanças do varejo, a questão da marca foi bastante evidenciada, gerando reflexões sobre como é importante para o varejo de materiais de construção se posicionar no e-commerce atualmente e atender a demanda que prefere utilizar a tecnologia para realizar compras.

Feicon 2018
A Votorantim Cimentos teve seus produtos apresentados na Loja Conceito da Anamaco durante a feira

Loja Conceito:

Em um espaço de 160m² foi alocada uma estrutura com um modelo de loja de materiais de construção. A Loja Conceito foi realizada para promover um espaço moderno e com uma arquitetura que auxiliasse o lojista na hora de identificar o trajeto do consumidor dentro da loja. Alguns produtos da Votorantim Cimentos estavam presentes no espaço, como as Votomassas e o cimento Votoran.

Rota da Sustentabilidade

A Feicon reuniu na Rota da Sustentabilidade, os diferenciais sustentáveis de seus expositores. Durante todos os dias do evento, foi proporcionado um tour guiado por uma sinalização exclusiva no pavilhão, em que os expositores apresentavam produtos e soluções sustentáveis. Todos os produtos que compuseram a Rota da Sustentabilidade passaram por uma análise de sustentabilidade realizada pela Inovatech Engenharia e Fundação Vanzolini.

Coaching de Varejo by ANAMACO

O Coaching Varejo, uma ação promovida pela organização do evento em parceria com a Escola de Varejo da Anamaco, ofereceu consultoria especializada com professores renomados e temas relevantes para o setor. Sendo realizados todos os dias, cada atendimento teve duração de 20 minutos.

Feicon 2018
O espaço Canteiro de Obras Modelo levou ações de sustentabilidade que devem ser colocadas em prática nas obras

Canteiro de Obras Modelo

Para explicar como funciona o planejamento de uma obra sustentável, foi montado em um espaço de 800 m² o Canteiro de Obras Modelo. O local também foi responsável por demonstrar as últimas tecnologias em sustentabilidade, melhores fluxos e o correto tratamento dos materiais e do meio ambiente em todos os setores de um canteiro.

Feicon 2018
Estande da ArcelorMittal proporcionou uma experiência em realidade virtual para os participantes conhecerem o Kit Casa

Tecnologia e aplicativos

Durante a Feicon Batimat 2018, alguns aplicativos e sistemas tecnológicos foram apresentados para melhorar a gestão das obras e também dos materiais inovadores na construção civil. Para auxiliar as equipes de engenharia, a e-Construmarket levou a plataforma Construpoint, que promove um sistema de gerenciamento de obras em tempo real em que as informações são transmitidas de forma online para todos os fornecedores, engenheiros e times de qualidade.

Além dessa alternativa, o Climatempo lançou na feira a ferramenta Sistema de Monitoramento e Alerta Climatempo (SMAC) que monitora o clima para obras de grande e médio porte – o sistema identifica e notifica com antecedência quando ocorrerá tempestades, ventania, granizo e raio.

Já para os varejistas, a Azure Sistema de Gestão Integrado apresentou um software para auxiliar na gestão de lojas de materiais de construção. O sistema permite o acompanhamento online de desempenho de faturamento, ticket médio, taxa de conversão e rentabilidade por lojas, produtos, famílias, vendedores, clientes e fornecedores. Para finalizar os sistemas online, a Tintas Iquine lançou o aplicativo Meu Pintor que visa conectar pintores com clientes por meio de geolocalização e que terá abrangência nacional.

Durante a feira também, uma iniciativa bastante inovadora foi realizada pela ArcelorMittal. A companhia promoveu em seu estande uma experiência de realidade virtual para divulgar a sua novidade de produto, o “Kit Casa”. Os participantes da feira puderem observar, por meio de óculos que promove a visualização de realidade virtual, uma casa montada com o Kit Casa.

O Kit Casa é um kit completo de materiais industrializados e desenvolvidos especialmente para a aplicação na etapa estrutural de construção de uma casa de 60 m², acompanhado de projeto construtivo ou estudo detalhado para execução da obra.

CIPA deve estar presente em toda empresa e exercer atividades como a SIPAT.

Botão Site

 

 

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X