Mapa da Obra - E-book

Portfólio de produtos da Votorantim Cimentos 2021

Baixe agora!

Publicado por Carla Rocha em 31/01/2022Loja de material de construção: conheça entidades para te apoiar
Conhecer as entidades e participar das suas atividades pode ajudar muito nos resultados da lojaCréditos: Shutterstock

Loja de material de construção: conheça entidades para te apoiar

Conhecer as entidades e participar das suas atividades pode ajudar muito nos resultados da loja

Certamente, um dos bens mais importantes para uma loja de materiais de construção é a informação. Obter informações sobre o mercado, se atualizar constantemente sobre as práticas de preços dos seus concorrentes diretos e indiretos, conhecer novos tipos de metodologias de gestão, descobrir tendências de materiais e estudar o perfil dos seus consumidores, são coisas imprescindíveis para quem desejar se posicionar e obter bons resultados na loja de material de construção.

A competitividade no setor do varejo de materiais de construção cresce ano após ano. Mesmo com a pandemia da COVID-19, que impactou negativamente alguns estabelecimentos de porte médio e pequeno, foram muitas lojas abertas neste período, que ganharam o seu espaço sabendo identificar e atender as necessidades do consumidor. A digitalização e o investimento em ferramentas digitais foram fortes aliados daqueles que tiveram sucesso neste período.

Um dos segredos de sucesso daquelas lojas de materiais que se destacaram está na forma com que os seus gestores atuam, sempre atualizados e buscando novidades, acompanhando o mercado de forma ativa e trazendo as novidades e o que é pertinente para a sua loja. 

Para se manter atualizado não é preciso ter iniciativas de investimento financeiro. Muitas vezes, basta saber quais canais acompanhar e qual dinâmica interna estabelecer para trazer para a sua rotina e para a rotina de sua loja a importância do acompanhamento de informações relevantes para o setor.

Conheça entidades do varejo de materiais de construção que podem te ajudar em 2022

ANAMACO (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção): Com certeza, você já ouviu falar da ANAMACO. Essa entidade se consolidou como uma das principais associações nacionais do varejo de material de construção. Constantemente, a ANAMACO promove lives para discutir temas relevantes para o setor, como os cenários digitais. As lives contam com a participação de importantes representantes do segmento e da área de fornecedores. Vale a pena acompanhar também os dados de mercado que a entidade levanta em parceria com a Fundação Getúlio Vargas. Recentemente, a entidade criou o Anamaco Bank, para trazer condições financeiras melhores para os lojistas.

Sincomavi (Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção): o SIncomavi é um dos sindicatos que atua em prol de buscar as melhores condições para os varejistas de material de construção. A entidade de São Paulo, por exemplo, tem uma área especial em seu site para notícias e promove até webinares para discutir temas relevantes ao setor. Para os seus associados existem alguns benefícios como a assessoria jurídica e Câmara de Conciliação Trabalhista. Existe também a Escola de Negócios, que tem o objetivo de promover treinamentos tanto para os gestores de loja quanto para as suas equipes.

ABRAMAT (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção): uma das principais associações relacionadas aos fornecedores de materiais de construção é a ABRAMAT. Vale a pena acompanhar também os seus resultados porque influenciam diretamente na realidade dos preços dos materiais de construção nas lojas. A entidade oferece um material chamado “Índices ABRAMAT” com o acompanhamento dos resultados mensais e das perspectivas das indústrias de materiais de construção.

Tem uma empresa? Veja como se enquadrar no MEI:

Compartilhe esta matéria

Materiais de construção da Votorantim Cimentos!

Quero ler!

Mapa da Obra - E-book
X