Mapa da Obra - E-book

Confira o que faz o gestor de resíduos

Baixe o e-book e descubra as funções desse profissional em uma obra!

Publicado por Carla Rocha em 05/02/20204 dicas para aumentar a produtividade no trabalho
O uso da tecnologia auxilia na melhora de produtividade no canteiro de obras Créditos: Shutterstock

4 dicas para aumentar a produtividade no trabalho

Aumentar a produtividade é o maior desafio da construção civil. Veja algumas dicas que podem te auxiliar na melhoria do seu cronograma

Aumentar a produtividade no trabalho, principalmente, no canteiro de obras, sempre foi um desafio da construção civil brasileira. Esse desafio se tornou mais evidente nos anos em que o mercado estava aquecido, mas agora, com a retomada do crescimento, para que ele seja sustentável, é preciso garantir que as equipes de obra sejam mais produtivas.  Em uma entrevista recente dada ao Mapa da Obra, Ana Maria Castelo, coordenadora de projetos da construção do Instituto Brasileiro de Economia (FGV IBRE), alertou que para correr atrás do gap de produtividade, o setor deve apostar em soluções inovadoras, sejam elas voltadas para materiais ou para os processos produtivos, como gestão de equipes.

Confira quatro dicas de simples implementação que vão te auxiliar na melhora da produtividade do trabalho:

Industrialização no canteiro de obras com o uso de pré-fabricados

Caso você ainda não utilize elementos construtivos pré-fabricados nas suas obras, é hora de começar a considerar essa opção. Como eles são fabricados de maneira industrializada, já chegam prontos para a instalação.

Além de proporcionar maior agilidade na obra, eles dispensam muito espaço no canteiro, geram menos resíduos que os elementos moldados in loco e precisam de menos mão-de-obra. O resultado é mais sustentável, limpo e ágil.

Utilização de sistemas de gerenciamento on-line

A utilização de softwares para gerenciamento de obras on-line se tornou uma necessidade no setor. Esses aplicativos permitem que todos os funcionários que possuem acesso a plataforma, acompanhem as etapas das obras em tempo real, além de possibilitar o gerenciamento a distância.

O engenheiro Gabriel Ribeiro Borges, consultor do Centro de Tecnologia de Edificações (CTE), comentou em recente entrevista ao Mapa da Obra o uso do sistema OROweb (Qualidade Real da Obra) para auxiliar na gestão.  O aplicativo é utilizado em tablets e smartphones e permite que as informações da obra sejam transferidas para a plataforma on-line, na qual são gerados indicadores de qualidade das estruturas, alvenarias, contrapisos e revestimentos cerâmicos.

Outra tecnologia que tem sido disseminada no setor é o Building Information Modelling (BIM) ou Modelagem da Informação da Construção. O BIM nada mais é uma forma de criar digitalmente um modelo virtual da construção, sendo este um suporte ao projeto durante as diversas etapas da obra.

Uso de drones para topografia

Os drones são aparelhos pequenos controlados à distância e que, aos poucos, estão ganhando espaços na construção civil quando o assunto é mapeamento de terreno.

Eles podem auxiliar no conjunto de imagens do lote, uma vez que o serviço de mapeamento topográfico terreno, como o Sistema RTK, possui algumas limitações por estar no solo. Além disso os equipamentos são simples de manusear e proporcionam agilidade nessa etapa do processo.

Uso do aplicativo Engemix

O Aplicativo Engemix auxilia o engenheiro na etapa mais crítica do projeto: a concretagem. Ele é responsável por mapear todos os caminhões-betoneiras da frota e indicar exatamente o seu posicionamento – se ele está sendo descarregando, se está parado etc. Tudo isso é transmitido na tela do celular do engenheiro responsável. Cerca de três anos após o lançamento da novidade, a taxa de satisfação dos clientes beira os 70%.

 

 

Conheça os aplicativos que podem ajudar no dia a dia de profissionais da construção civil:

https://www.mapadaobra.com.br/inovacao/aplicativos-para-engenheiros/

 

 

Compartilhe esta matéria

Conheça o novo tipo de carreira na construção: gestor de resíduos

Descubra quais qualificações são exigidas desse profissional

Mapa da Obra - E-book
X