Publicado em 26/12/2019Depósito de material: 3 formas para reestruturar o layout
Pequenas medidas podem ajudar você a otimizar os espaços do seu depósito de material Créditos: Shutterstock

Depósito de material: 3 formas para reestruturar o layout

Um layout com espaços otimizados auxilia o consumidor a encontrar o que deseja com maior facilidade e também pode induzi-lo a comprar por impulso

Em uma loja de materiais de construção o layout costuma não ser a preocupação primária do lojista. Como os produtos oferecidos não precisam ter necessariamente um valor estético agregado, e sim funcional, muitas vezes a disposição dos mesmos é não é feita de maneira clara, além de não ser considerada a experiência do consumidor dentro do estabelecimento.

Entretanto, é importante saber que o ambiente interfere diretamente na jornada do consumidor e, consequentemente, nos itens que ele vai levar para a casa.  “A importância de um layout funcional está ligada na exposição dos produtos e na estratégia de venda da loja”, declara Lauro Carvalho, proprietário da consultoria Markup.

Por exemplo, de acordo com Lauro, um espaço bem desenvolvido consegue destacar melhor os produtos de destino (considerados os mais demandados), promoções, novidades e vendas complementares, o que gera mais compras por impulso e conveniência.

“Além disso, o lojista proporciona ao cliente maior conforto durante seu percurso na loja, aumentando seu tempo de permanência ali, e uma melhor circulação dos funcionários para o abastecimento e limpeza do local”, completa. Um projeto bem pensado pode até evitar furtos.

 

Se você ainda não sabe por onde começar a reestruturar o layout do seu depósito de material, veja três dicas básicas que podem ser implantadas sem grandes custos:

 

  1. Otimização de espaços:

Para realizar essa mudança é necessário identificar os pontos fortes e fracos nas vendas, assim serão mantidos nas gôndolas somente os produtos necessários. A partir disso, considerando os três momentos da compra (construção, acabamento e decoração), os produtos relacionados devem ficar próximos, criando um fluxo de consumo nos corredores.

Lauro explica uma maneira simples e eficiente para categorizá-los. “Os produtos que são considerados adquiridos por impulso devem estar próximos do momento de saída ou na finalização da compra, enquanto os itens básicos, como tintas, devem estar localizados o mais próximo possível da porta do depósito para melhor reposição”.

 

  1. Comunicação visual:

Quando falamos em comunicação visual, de primeira parece algo distante e inviável financeiramente, mas simples formas de sinalização são consideradas medidas alternativas de comunicação visual que auxiliam o cliente a encontrar o que deseja.

Caso a loja seja grande, é interessante a colocação de placas para sinalizar as categorias dos produtos, no caso de estabelecimentos pequenos, a sinalização dos preços dos itens de forma clara e correta já facilita a jornada do consumidor.

 

  1. Boa iluminação:

Uma boa iluminação é indispensável se você quer chamar a atenção do consumidor, em especial em lojas de materiais de construção. Isso porque, a boa iluminação expõe pisos com texturas e materiais diferentes, revestimento de tonalidades distintas, pregos e outros itens pequenos e em cores iguais que em uma má iluminação podem passar despercebidos pelo cliente.

A iluminação deve ser clara e direcionada exatamente para os produtos nos quais você quer atrair maior atenção. Se ainda dispor de um maior orçamento, a claridade pode focar  pisos e paredes claras, que deixem o protagonismo dos produtos expostos evidente.

 

Soluções de Visual Merchandising também podem auxiliar a impulsionar as vendas e manter a organização da loja. Acesse e confira mais dicas:

https://www.mapadaobra.com.br/capacitacao/visual-merchandising-arte-de-organizar-sua-loja/

 

 

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