Votorantim Cimentos
Publicado por Carla Rocha em 03/01/2020Como contratar o serviço de concreto para laje
Na hora da contratação é preciso conhecer todos os procedimentos da concreteira contratada.Créditos: Sérgio Zacchi/Votorantim Cimentos

Como contratar o serviço de concreto para laje

Contratar uma concreteira que garanta qualidade de produto e o volume pedido é fundamental

Umas das dificuldades na hora de se fazer uma laje é entender qual o tipo de traço do concreto e que tipos de materiais são necessários para que o serviço seja executado da maneira correta e eficiente. Para auxiliar nesta questão, a engenharia conta com algumas normas de referência a depender do serviço. O objetivo da norma ABNT NBR 6118:2003 – Estrutura de Concreto Armado – Procedimento, uma das mais adequadas para as estruturas de concreto, é definir os principais requisitos para elaborar o projeto de estruturas de concreto simples, armado, protendido e outros sistemas construtivos, entre eles, a concretagem de lajes. Além disso, ela estabelece os requisitos gerais a serem atendidos pelo projeto como um todo, bem como os requisitos específicos relativos a cada uma de suas etapas.

Por se tratar de um elemento estrutural, a laje tem uma superfície que fica muito exposta ao ar e às intempéries – mesmo depois da concretagem – por isso é muito importante que a execução e manutenção de cura seja feita da maneira correta. Também é fundamental manter a planicidade para que sejam evitados acúmulo de água durante a execução. Outro ponto é realizar a impermeabilização das lajes expostas a fim de evitar problemas como infiltração e corrosão de armaduras.

Ainda, de acordo com a norma, é fundamental que seja requerida uma avaliação de conformidade do projeto. Ela deve ser realizada por um profissional habilitado e registrada em documento específico antes da fase de construção e, preferencialmente, concomitante com a fase de projeto para que assim os resultados sejam efetivos, satisfatórios e corrigidos, quando necessário.

Outro ponto importante para que a concretagem de laje saia de acordo com o planejado em projeto é a escolha de um concreto de qualidade.

 

Como contratar concreteira: o contrato

Para Marcos Monteiro, docente do curso de Engenharia Civil do Instituto Mauá de Tecnologia, o contrato de prestação de serviços deve conter todas as informações necessárias para um adequado fornecimento, dentre elas:

 

– Características do concreto a ser fornecido: resistência, relação água/cimento, módulo de elasticidade, “slump”, granulometria do agregado graúdo, entre outras;

 

– Período de fornecimento;

 

– Dados da obra e condições de recebimento;

 

– Necessidade de bombeamento;

 

– Preços e condições de reajuste;

 

– Responsabilidades na detecção de fornecimento não-conforme.

 

Quanto ao processo executivo, ele destaca que as lajes podem ser divididas em lajes moldadas “in loco”, que são aquelas em que todo o concreto componente é aplicado na obra, e lajes pré-moldadas, em que alguns elementos da laje são produzidos fora do local da aplicação e depois de posicionados, são solidarizados por uma camada de concreto.

Como garantir a qualidade do concreto

Para se garantir a qualidade do concreto é fundamental realizar os ensaios de durabilidade de estrutura de acordo com o nível de agressividade definido pelo projetista estrutural bem como os parâmetros mínimos exigidos em norma. Para isso, os ensaios e testes de slump devem ser realizados tanto in loco quanto em laboratório. Já a norma ABNT NBR 14931 – Execução de estruturas de concreto – Procedimento estabelece alguns requisitos para a execução de estruturas de concreto. Nas especificações de projeto é fundamental que sejam apresentadas todas as informações relevantes e também todos os pré-requisitos técnicos para que a estrutura de concreto seja executada, de acordo com o estabelecido na seção 5 da ABNT NBR 6118.

Tais especificações devem levar em consideração as normas nacionais e peculiaridades do local da obra, respeitando os aspectos como instalações, ações sobre a estrutura (como vento e teor de agressividade), condições ambientais e segurança. Para garantir a entrega de um concreto de qualidade para concretar lajes, é fundamental seguir alguns pontos como, por exemplo, contratar profissionais e um serviço de concretagem de qualidade que ofereça serviços como testes com laboratórios terceiros a fim de validar a qualidade do concreto que está sendo oferecido.

 

A Engemix, por exemplo, é uma referência em concretos para diversas aplicações. Quer saber mais? Acesse:

https://www.engemix.com.br/solicite-um-orcamento/#

 

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X