Mapa da Obra - E-book

Baixe o e-book e veja como colocar o cliente no centro do negócio

Ofereça experiências para o seu cliente!

Publicado por Carla Rocha em 26/02/2020Construção de casas: que materiais oferecer em cada etapa de obra
Entender as etapas de obra é fundamental para oferecer os materiais mais assertivos.Créditos: Shutterstock

Construção de casas: que materiais oferecer em cada etapa de obra

Entender as necessidades de cada etapa da construção de casas é fundamental na hora de oferecer materiais mais assertivos

Fundação, estrutura, instalações elétricas, instalações hidráulicas, revestimento e pintura. Essas são algumas das etapas de uma obra comum de construção de casas, por exemplo. Em construções de pequeno e médio porte, geralmente, as compras dos materiais que deverão servir de insumo para essas obras são feitas diretamente nas lojas de materiais de construção. Portanto, entender que tipo de produto é o ideal a depender da etapa de obra que será executada é uma das premissas para que o lojista seja a preferência daquele cliente.

Além de considerar as diversas etapas de obra, é preciso entender também os sistemas construtivos e metodologias que serão aplicados nela. Por exemplo, as fundações de casas térreas ou sobrados, geralmente, são chamadas de rasas ou diretas. Isso significa que, diferentemente das construções verticais de prédios, elas não necessitam de máquinas como perfuratrizes nem de estacas. Para realizar essas fundações rasas, que podem ser sapatas, tubulão ou radier, é necessário apenas ter os materiais corretos e as técnicas mais assertivas.

Construção de casas: quais materiais oferecer em cada etapa?

Fundações (rasas): cimento; areia; brita (no caso de fundações em radier); aço (no caso de fundações com concreto armado); caranguejos metálicos (no caso de fundações em concreto armado); aditivos para o concreto; e impermeabilizantes;

Estruturas:

  1. Concreto armado: concreto, aço, formas, escoramentos, blocos de vedação e argamassa de assentamento.
  2. Alvenaria estrutural: blocos estruturais, graute de preenchimento, argamassa de assentamento, concreto para lajes, aço para lajes e paredes, formas e escoramentos para lajes.

Instalações elétricas: Dispositivo Diferencial Residual (DR); conexões dos eletrodos; quadros de distribuição; eletrodos e calhas para proteger os condutores; condutores com dupla isolação nas extensões; plugs; tomadas blindadas e iluminação provisória com proteção contra impacto nas áreas de corte e dobra de ferragem; carpintaria; detectores de tensão do tipo chave de fenda; fitas isolantes e ferramentas isoladas nas tarefas realizadas em adjacência de peças sob tensão até 1000V em corrente alternada (valor efetivo) ou 1500V em corrente contínua; barreiras, invólucros, tapetes, luvas isolantes, banquetas isoladas, bastão de resgate e detectores devem ser adquiridos de acordo com a tensão dos circuitos de trabalho e zonas de aproximação conforme NR-10; extintores de incêndio; Equipamentos de Proteção Individual (EPI) tais, como: capacete, bota (sem biqueira de aço), luvas isolantes com luva de vaqueta e óculos de segurança.

Instalações hidráulicas (tubulações): PVC soldável e PEX para água fria; PPR, CPVC e PEX para água quente; PVC rígido, série normal ou reforçada para esgotos; PVC para captação de águas pluviais.

Revestimentos: argamassa (específica de acordo com o produto); desempenadeira dentada; espaçadores; martelo de borracha; esponja; rejunte (específico de acordo com o produto); espátula (para aplicação do rejunte, um dia após a colocação dos pisos).

Pintura: lixa n° 150; fita-crepe; rolo de pintura; lona plástica; tinta; caçamba para tinta; gesso; massa corrida.

 

Quer saber onde encontrar materiais de alta qualidade para vender na sua loja? Conheça as facilidades da Loja Virtual:

https://www.juntossomosmais.com.br/

 

Compartilhe esta matéria

Como fidelizar o cliente através de experiências

Entenda o consumer experience!

Mapa da Obra - E-book
X