Publicado em 25/02/2014Conjunto de britas 4A: para que serve?

Conjunto de britas 4A: para que serve?

Sem granulometria pré-definida, material substitui a BGS e adapta-se a cada obra

A bica corrida é um conjunto de britas, pedrisco e pó de pedra, também chamado 4A, usado na pavimentação de estradas vicinais (secundárias), ruas e acessos a obras e galpões com excesso de barro, ou como base para pavimentos e aterros. O produto não tem granulometria definida, que pode ser ajustada, em sua produção, de acordo com a necessidade do cliente.

O engenheiro de processos da Votorantim Cimentos, Benedito Artelino da Silva, explica que o 4A mais fino é ideal para locais onde há necessidade de maior compacidade ou adensamento. Já a bica corrida grossa pode ser usada em pontos de percolação (escoamento) de água.

“De qualquer origem mineral – calcário, granito ou basalto -, a bica corrida deve sempre possuir granulometria contínua, o que significa um equilíbrio na sua composição, entre graúdos e miúdos”, explica o engenheiro. Considerada primária, pois não passa por processo de rebritagem, a aplicação da bica corrida deve ser feita através de descarga direta no local de uso, por caminhões.  Para espalhar a pedra, utiliza-se a patrol (máquina de terraplanagem).

Já a compactação é feita com rolo ou com o próprio peso dos equipamentos (em obras de pequeno porte). “Pode substituir a brita graduada simples (BGS), que é um material mais nobre. Quando a bica corrida for usada apenas para troca de solos, em pavimentações, o engenheiro deverá determinar a granulometria necessária”, relembra.

Concreto: prática do pigmentado é muito parecida com a pintura e pode dar uma cara nova a ambientes 

Botão Site

 

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X