Publicado por Votorantim Cimentos em 23/05/2024Conheça os diferentes tipos de ralo
Saiba quais são os principais tipos de ralo.Créditos: iStock

Conheça os diferentes tipos de ralo

Saiba quais são os principais modelos de ralo disponíveis no mercado, seus formatos e suas aplicações.

A drenagem em ambientes úmidos é um dos pontos mais importantes quando o assunto é manter a integridade das estruturas. Afinal, águas paradas e sem escoamento são capazes de prejudicar rapidamente paredes, fundações, colunas e outras partes de uma construção.

Para evitar que isso aconteça, além de um bom sistema hidráulico, é preciso escolher com atenção os tipos de ralo mais adequados para cada projeto.

Neste conteúdo, você conhecerá os principais modelos de ralo disponíveis no mercado, seus formatos e suas aplicações. Continue a leitura!


Quais os principais tipos de ralo?

Separamos uma lista com os principais tipos de ralo para você estar informado ao realizar sua escolha. Confira!

1. Ralos de piso

Os ralos de piso são os mais comuns, facilmente encontrados em banheiros, áreas externas e de piscina, áreas de serviço e demais espaços que tenham contato frequente com água, seja da chuva ou de fontes artificiais.

Esse tipo de ralo pode ser de vários formatos, materiais e tamanhos, incluindo ou não tampas removíveis.

Sua instalação deve ser feita por um profissional capacitado, que medirá o volume tanto da água que será drenada quanto de possíveis detritos, para evitar entupimentos.

Quando instalado corretamente, o ralo tem manutenção simples e espaçada, não exigindo grandes intervenções.

2. Ralos lineares

Semelhantes aos ralos de piso, os lineares possuem aplicações parecidas e são facilmente encontrados nos mesmos ambientes.

O principal diferencial está em sua largura, que é maior para impedir que o volume de água passe de um espaço para outro. Tudo isso acompanhado por uma estética mais discreta, que cria uma superfície plana e facilita o deslocamento de pessoas com mobilidade reduzida.

No entanto, os ralos lineares exigem um pouco mais de atenção, porque sua área de impermeabilização deve ser maior, além de uma caixa coletora mais robusta, dependendo do ambiente em que será aplicado. Eles também necessitam de manutenção mais constante pela facilidade de obstrução, principalmente se houver telas protetoras.

3. Ralos de grelha

Esse é um dos tipos de ralo mais versáteis! Além de ser encontrado em múltiplos formatos, sua principal característica é a capacidade de reter resíduos sólidos, como cabelos, folhas e pedaços de sabão, evitando entupimentos no encanamento.

Além disso, alguns modelos têm mecanismos de fechamento para impedir a passagem de água em situações específicas.

Os ralos de grelha são muito bem aproveitados em áreas de lavanderia, por facilitar a filtragem de resíduos de roupa, mas também em cozinhas, indústrias e áreas externas com árvores e outros elementos que geram detritos.

4. Ralos sifonados

Como o nome sugere, o principal elemento do ralo sifonado é o sifão, um tubo em forma de “U” que retém água em seu interior. Essa água cria uma barreira física que impede a passagem de gases e odores para o ambiente, beneficiando banheiros e outros locais que geram esgoto.

Outro ponto positivo desse tipo de ralo é sua capacidade de impedir a passagem de insetos do encanamento para a superfície, como baratas, lacraias e outros animais, proporcionando um ambiente mais higiênico.

Porém, ele requer uma instalação mais delicada e planejamento de manutenção, já que, com o tempo, os sifões acumulam materiais, que precisam ser facilmente alcançados.

Como escolher o tipo de ralo ideal?

O primeiro passo para escolher o modelo de ralo é entender a necessidade do ambiente, considerando o volume de água, a conexão com outras partes do sistema de esgoto e se haverá, ou não, a filtração de pequenos detritos.

Em seguida, pense no que deseja do ponto de vista estético para o piso e nas demandas de quem utilizará o ambiente. Assim, você consegue aliar eficiência e beleza, sem prejudicar a rotina das pessoas que irão depender dos ralos para conviver bem naquele espaço.

Também não se esqueça, é claro, de contar com um profissional adequado para realizar a instalação do ralo. Ele dará dicas mais alinhadas ao contexto da sua obra, ainda que o procedimento pareça simples.

Por fim, opte por materiais de qualidade e com boa durabilidade, para evitar dores de cabeça no futuro.

Se você gostou desse conteúdo, também pode se interessar por https://www.mapadaobra.com.br/capacitacao/reformas-de-banheiro-ideias-de-design-layout-e-escolha-de-materiais/.

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X