Publicado em 25/03/2014Conheça a tecnologia BIM

Conheça a tecnologia BIM

Sistema integrado ao cliente permite antecipar e solucionar problemas típicos da construção

O sistema de tecnologia BIM  está relacionado ao desenvolvimento de modelos virtuais para a construção, que podem ser utilizados ao longo de todo o ciclo de vida do edifício. O BIM integrado tem sido empregado no compartilhamento de informações entre todos os agentes envolvidos em empreendimentos imobiliários – mesmo depois de encerradas as obras. Com a tecnologia, é possível simular diversos aspectos da obra antes mesmo da execução, e com isso detectar e solucionar problemas previamente, o que auxilia a melhor tomada de decisões gerenciais.

O principal papel de fornecedores de materiais de construção no processo BIM está na inserção e disponibilização de seus produtos nesta plataforma, de forma a facilitar tanto a especificação quanto a aplicação de materiais por projetistas, arquitetos e gerentes de obra – principalmente durante o desenvolvimento de projetos.

“Assim como alguns fornecedores já oferecem em seus sites arquivos 2D sobre componentes e materiais de construção para download, passariam também a disponibilizá-los em BIM, incluindo informações geométricas e especificações técnicas em formato 3D”, explica a coordenadora do núcleo BIM da Método Engenharia, Joyce Delatorre.

A tendência é que cada vez mais fornecedores criem suas “bibliotecas” de produtos frente à demanda do mercado de projetos. A vantagem de ferramentas integradas como o BIM é que oferecem maior precisão e segurança ao produto construído.

O sistema comporta ainda a inserção de dados e requisitos de normas técnicas de desempenho, referentes a cada material, e suas aplicações possíveis em canteiros. “O tamanho do investimento para desenvolver e manter tal “biblioteca” 3D vai depender do número de produtos que fazem parte do portfólio do fornecedor”, avalia Delatorre.

Por ser um diferencial de mercado, o Building Information Modeling poderá ser muito interessante às revendas, na medida em que insere o lojista na cadeia de desenvolvimento de projetos – indo além do simples contato com o cliente para a compra e venda, no balcão ou por telefone e email. É mais um instrumento a otimizar negócios e fidelizar clientes.

Na capital paulista, 40% dos escritórios de arquitetura e de engenharia estrutural já trabalham integrados ao BIM. Na área de instalações, essa porcentagem cai para 20%. Em outras cidades brasileiras, a participação da tecnologia BIM em projetos despenca, mas é esperado que esse quadro se reverta. A Associação Brasileira dos Gestores e Coordenadores de Projetos (AGESC) oferece cursos introdutórios em BIM para empresas, enquanto algumas consultorias podem assessorar na implantação do sistema.

Aprenda a utilizar o Building Information Modeling e identificar quantos e quais softwares sua empresa precisa

Botão Site

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X