Publicado em 05/03/2014Conforto térmico

Conforto térmico

Pé-direito alto e janelas de frente para portas deixam casa fresca

Intensidade da radiação solar, temperatura, umidade e circulação do ar são variáveis climáticas que compõem o conforto térmico numa residência, e seu estudo é fundamental para projetar espaços de convivência saudáveis, com redução dos níveis de estresse.

“É importante orientar as aberturas dos ambientes (portas e janelas) na direção dos ventos predominantes, que são diferentes no inverno e no verão”, alerta a arquiteta, urbanista e professora Érika Figueiredo, da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

No verão, o vento retira o calor acumulado, proveniente de computadores, luminárias e pessoas que ocupam interiores. Já no inverno, a ventilação ocorre no nível do forro, trocando ar com o ambiente externo através de aberturas permanentes, como blocos de concreto vazados, ou janelas basculantes.

“Acima dos 34ºC, a ventilação natural não é eficiente, pois o próprio vento, quente, gera aumento da carga térmica da edificação. É necessário ligar uma fonte de ventilação mecânica, ou ar condicionado. Espaços bem ventilados, por outro lado, devem ser pouco compartimentados, e ter aberturas dimensionadas para haver ventilação cruzada”, explica.

Para mais conforto térmico, é indicado posicionar janelas frente às portas. Vale ter ao menos uma esquadria perpendicular (em ângulo de 90°) ao sentido dos ventos. A incidência direta de radiação solar é evitada porque aumenta a carga térmica interna, além de causar ofuscamentos.

Proteções solares dimensionadas para os horários críticos, como brises, venezianas ou persianas embutidas, solucionam a questão. Fechamentos opacos (paredes) ou translúcidos (vidros) também são responsáveis por ganhos de calor da edificação, portanto, materiais devem ser escolhidos de acordo com o clima local.

A escolha de um tipo e espessura de vidro não é padrão. É preciso analisar tanto a carga térmica a que o edifício está exposto, quanto a incidência da luz natural sobre ele.

“O tipo de material, a espessura da parede ou a cor do vidro influenciam diretamente na absorção de calor pelo sistema de fechamento (vedo)”, diz. Quanto mais absorver a carga térmica, mais quente e menos confortáveis vão ficar os ambientes internos. “Salas com pés-direitos altos ou duplos proporcionam maior conforto”, destaca.

Votorantim Cimentos lança hoje campanha para Votomassa Piso sobre Piso e Porcelanatos

Botão Site

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X