Votorantim Cimentos

Você busca conteúdos exclusivos sobre o mercado da construção civil?

Inscreva-se grátis e receba nossa newsletter.

Publicado em 24/11/2017Cimento queimado: tipos de cimento e argamassa para fazer
Piso de cimento queimado com Votorantim Cimentos.Créditos: Shutterstock

Cimento queimado: tipos de cimento e argamassa para fazer

Prático e versátil, o cimento queimado tem ótimo custo-benefício e é solução para projetos que pedem atmosfera moderna e despojada

O piso de cimento queimado, mesmo com aspecto rústico, oferece um visual moderno quando aplicado em ambientes residenciais, empresariais ou corporativos. A sua flexibilidade e durabilidade são algumas das razões que o fazem tão popular e, embora o nome transmita a ideia de queima, o processo não leva fogo. Mas você sabe como fazer cimento queimado? A técnica consiste em jogar cimento em pó sobre o piso de argamassa ainda mole e úmida.

A Votorantim Cimentos apresenta uma linha de produtos de argamassas e cimentos ideais para quem busca revestir pisos com cimento queimado.

Argamassa

A linha Votomassa e Matrix tem na sua formulação cimento de alta qualidade e tecnologia. A linha de argamassas da Votorantim Cimentos atende desde as obras mais simples até as mais exigentes. As sugestões para quem está em busca de nivelamento de piso para a técnica de cimento queimado é o Matrix 4201. Confira o portfólio completo de argamassas, aqui.

Matrix – 4201 Contrapiso

O Matrix 4201 para contrapiso, é produto ideal para a regularização de pisos e lajes em áreas internas e externas. O contrapiso, além de corrigir pequenos desníveis, é o segredo por trás de um revestimento durável e de qualidade, seja ele de madeira, cerâmica, porcelanato, entre outros.   

Classificação: A 4201 Matrix Contrapiso apresenta resistência mínima à compressão, aos 28 dias, de 13 MPa.

Cimento

A Votorantim Cimentos apresenta diferentes cimentos para diferentes tipos de obra. Para o piso de cimento queimado a sugestão é utilizar o cimento Todas as Obras ou Obras Básicas. Caso queira consultar o portfólio completo de produtos, clique aqui.

Todas as Obras

O cimento Todas as Obras é um cimento para uso geral, que tem maior produtividade e menor tempo de obra, além de ser versátil em todas as suas aplicações. Por isso, também faz todas as funções do cimento Obras Básicas. É indicado principalmente para reboco, contrapiso, lajes e concretos convencionais. Possui secagem rápida e alta resistência.

Essa categoria pode atender às normas: CP II E 32, CP II E 32 RS, CP II F 32, CP II Z 32, CP II Z 32 RS, CP III 40 RS, CP IV 32.

Obras Básicas

O cimento Obras Básicas é um produto destinado a reparos e reformas, tem a secagem um pouco mais lenta e não possui função estrutural. É recomendado para aplicações mais básicas e tem bom custo-benefício.

Ideal para calçadas, chapiscos, assentamento de blocos e pequenos reparos. Possui secagem normal, mas mantém a alta resistência. A principal diferença em relação ao cimento Todas as Obras é o tempo de secagem.

Essa categoria pode atender às normas: CP II E 32, CP II F 32, CP II Z 32 RS, CP III 32 RS, CP IV 32, CP IV RS. Variando de acordo com a região.

Como fazer cimento queimado – a técnica 

1ª etapa

A primeira etapa é simples, consiste em preparar, no próprio local, a argamassa (mistura de cimento, água e areia) e depois aplicá-la no contrapiso ou sobre uma superfície áspera. Lembrando que a espessura média é de 30 mm. Após a aplicação, é ideal que se consiga o máximo de nivelamento do piso.

Se o processo parasse por aí, o pavimento ficaria semelhante aos cimentados vistos em calçadas. O que vai resultar na técnica e dar o tom e textura do cimento queimado é a segunda etapa, a qual não tem nenhuma relação com fogo.

2ª etapa

Para chegar ao efeito desejado é necessário aplicar pó de cimento sobre a argamassa ainda fresca, de forma que cubra toda a área. Para quem deseja um visual clean, ao invés do clássico cinza escuro, é possível misturar cimento branco com pó de mármore para garantir uma tonalidade mais clara.

Após a absorção, alise o piso com uma desempenadeira de aço ou colher de pedreiro fazendo com que o conjunto fique bem liso e nivelado. Após a secagem (pode levar até dois dias) lave-o com sabão de coco e água. Para conseguir o aspecto brilhante e, ao mesmo tempo, impermeabilizá-lo, aplique cera incolor ou resina.

Você já aprendeu como fazer cimento queimado. Que tal agora saber um pouco sobre como o controle de prazos garante o cronograma de obras e a satisfação dos clientes?Botão Site

 

Compartilhe esta matéria

Quer receber notícias e dicas sobre construção civil?

Inscreva-se grátis e
receba nossa newsletter.

X